• O Canal da Lili

Programação do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba inclui seis exposições paralelas


Imagem: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

Além da mostra oficial, com 315 trabalhos já selecionados, a programação do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que acontece neste ano, inclui a 20ª edição do Salãozinho de Humor e, ainda, seis exposições paralelas em diferentes espaços da cidade. A realização é da Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa, e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba). A cerimônia de abertura do Salão está prevista para ocorrer no dia 27/08, às 19h, no Teatro Erotídes de Campos, com entrada gratuita.


Entre as exposições paralelas que constam na programação do Salão de 2022 estão Humor Além do Risco, com obras da artista visual, cartunista e ilustradora Sÿnnove Hilkner, e Paffaro: A Arte como Vida, do artista gráfico Gustavo Paffaro. Ambas estarão montadas para visitação no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.



Também estão na lista de exposições paralelas do 49º Salão a mostra Lapiceando el Mundo, de Anne Derenne, na Casa do Povoador; Rostos e Almas no Mundo, de Walter Toscano, no Terminal Rodoviário de Piracicaba; PortoCartoon - Línguas e Mundo, na Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz Arruda Pinto, e Marangoni é XV, de Luis Henrique Marangoni, no Casarão do Turismo.


“A arte, que provoca, que incomoda, faz rir e também gera reflexões, precisa estar em diferentes lugares, para que cada vez mais pessoas tenham acesso. Por isso, neste ano, com a pandemia da Covid-19 mais controlada, estamos voltando com as exposições paralelas do Salão, para que as pessoas visitem as mostras e também conheçam ou revisitem diferentes espaços de Piracicaba”, comentou o diretor do Salão, Junior Kadeshi.


Imagem: Divulgação/Prefeitura de Piracicaba

PREMIAÇÃO

Neste ano, o valor total de prêmios do Salão é de R$ 55 mil. O Júri de Premiação, que deve se reunir no dia 6/08 para definir os premiados, é composto por Walter Toscano, cartunista peruano, premiado diversas vezes em Piracicaba; Anne Derenne, cartunista e ilustradora francesa radicada na Espanha; Farid Zaine, compositor, ator, diretor de teatro, poeta, cinéfilo e secretário de Cultura de Limeira; Aline Torres, relações públicas e secretária de Cultura de São Paulo; Théa Severino, editora de imagem da Folha de S. Paulo; Ben Ludmer, mágico, comediante e ator, e Bruno Motta, comediante e ator.


SALÃOZINHO

Com trabalhos feitos por crianças de 7 a 14 anos de idade, matriculados em escolas públicas das redes municipal e estadual de ensino, e também de unidades escolares particulares, o Salãozinho de Humor de Piracicaba chega neste ano à 20ª edição e poderá ser visitado também no Armazém 14 do Parque do Engenho Central.


CAMINHADA

Ainda como parte da programação do 49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba está em processo de organização a 9ª Caminhada com Humor de Piracicaba, com previsão de ocorrer em setembro. O período de inscrição será divulgado em breve.


SERVIÇO

49º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Abertura: 27/08, às 19h, no Teatro Erotídes de Campos (avenida Dr. Maurice Allain, 454, Parque do Engenho Central). Entrada gratuita. Informações: salaointernacionaldehumor.com.br.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon