• O Canal da Lili

Presidente da Funarte visita Secretaria Municipal da Ação Cultural

O presidente da Funarte (Fundação Nacional de Artes), Lamartine Barbosa Holanda, visitou o secretário municipal da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, nessa segunda (25). De acordo com Holanda, o objetivo foi conhecer Piracicaba, que é um polo cultural na região, e criar mecanismos para que o município possa compartilhar esse conhecimento.


Vereadora Ana Pavão, deputado Guiga Peixoto, presidente da Funarte, Lamartine Barbosa Holanda e Adolpho Queiroz - Imagem: Divulgação/Prefeitura

Participaram do encontro, também, a vereadora Ana Pavão e o deputado federal Guiga Peixoto. “Piracicaba é um exemplo de pólo cultural, com condições de apoiar iniciativas de planejamento. As cidades pequenas, no entorno, não estão tão especializadas em projetos e a Funarte, vendo essa deficiência, tem de auxiliar os pequenos municípios”, explicou Holanda.


Segundo o presidente da Funarte, umas das formas de auxiliar essas cidades, é transformar Piracicaba, e outros municípios-referência, em capacitadores dos pequenos municípios em seu entorno. Adolpho Queiroz comemorou esse primeiro contato. “Foi um encontro proveitoso. Vamos elaborar projetos e encaminhar à Funarte para buscar recursos e colocá-los em prática. Essa parceria com o Governo Federal é muito importante”, ressaltou o secretário. Adolpho também falou ao presidente da Funarte sobre os equipamentos culturais de Piracicaba, como o Complexo do Engenho Central.


Holanda também destacou que no período da pandemia a Funarte tem planejado e estruturado a economia criativa. Um dos exemplos é a capacitação de produtores culturais em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).


HISTÓRICO

Criada em 1975, a Funarte tem como missão promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no País. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileira. Atualmente a Funarte, vinculada ao Ministério do Turismo, alcança as áreas de circo, dança e teatro; de música, de concerto, popular e de bandas; e de artes visuais; e também a preservação da memória das artes e a pesquisa na esfera artística.


A Funarte atua para formação de público; capacitação de artistas, técnicos e produtores. Realiza apoio a projetos, em todos os estados brasileiros e no exterior; implementa programas de circulação de eventos, oficinas e consultorias técnicas; mantém espaços culturais (no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal); e edita publicações – algumas delas em versão digital. Mais informações sobre a Funarte estão disponíveis no site: www.funarte.gov.br/a-funarte/

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon