• O Canal da Lili

Prefeitura Mobiliza leva atividades de saúde, lazer e renda a bairros de Piracicaba (SP)


Membros da SMG, Smads, Selam, Saúde, Semdettur, Semac, do Orçamento Participativo e do Sebrae em reunião sobre o projeto - Imagem: Divulgação

Em Piracicaba (SP), neste sábado (13), será diferente no bairro Bosques do Lenheiro e região. Com atividades de esporte, lazer, recreações, saúde e empreendedorismo, o bairro receberá o primeiro Prefeitura Mobiliza, projeto realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de diversas secretarias e coordenado pela Secretaria Municipal de Governo. As atividades começam às 9h, vão até às 17h e serão realizadas na creche Profª Flávia Pires Dário e no Centro Comunitário.


Conforme explica o secretário de Governo, Carlos Beltrame, o projeto tem por objetivo levar atividades de convivência para os bairros e comunidades da cidade, aproximando do poder público das demandas e necessidades dos munícipes. “Nossa intenção é que os moradores tenham acesso em um dia especial a diversos serviços importantes, como de saúde e renda, e também a opções de lazer, cultura e recreação, demonstrando a nossa atenção ao bairro. Por isso, envolvemos diversas secretarias, além de outros órgãos, na realização do projeto Prefeitura Mobiliza”, explica Beltrame, lembrando que a próxima ação do projeto já tem data marcada: o segundo sábado de dezembro, dia 11. A região ainda será definida.


Participam do projeto as secretarias municipais de Saúde (SMS), de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), de Obras (Semob), da Ação Cultural (Semac), de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran) e de Transportes Internos (Semutri), além do Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), Sebrae e integrantes do OP (Orçamento Participativo).


EMPREENDEDORISMO

Para levar orientações sobre empreendedorismo, a Semdettur e o Sebrae prepararam atividades individuais e em grupo para os moradores. Das 9h às 12h, a Pasta vai oferecer na área interna do Centro Comunitário orientações individuais para empreendedores sobre abertura de empresa como MEI (Microempreendedor Individual) e também para aqueles que já têm uma MEI constituída. Durante o mesmo período, na área interna, o Sebrae vai oferecer orientações individuais para empreendedores e empresários sobre diversos temas necessários para administrar o negócio, como planejamento e marketing; e orientações coletivas para empreendedores sobre inteligência emocional e ideia de negócio.


SAÚDE

Entre as atividades programadas para o primeiro Prefeitura Mobiliza na área da saúde estão cálculo do índice de massa corporal, orientação nutricional, testes e prevenção de ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) e gravidez e ações de saúde bucal, promovidas pela SMS, entre às 9h e 12h, na creche profª Flávia Pires Dário. Também serão realizadas pelo CCZ, entre 9h e 12h, orientação de prevenção e controle da dengue e outras zoonoses, castração e guarda responsável, no Centro Comunitário (área interna).


ESPORTE

Na área de atividades motoras e esportes promovidas pela Selam, estão ginástica para gestantes, macroginástica, alongamento, do PAM (Programa de Atividades Motoras), e minivôlei, basquete de chão, futebol de rua, camas elásticas e gincanas recreativas, do PDB (Programa Desporto de Base). Essas atividades serão realizadas, entre 9h e 12h. As ações do PAM serão na creche Profª Flávia Pires Dário e as do PDB no Centro Comunitário (área externa).


ASSISTÊNCIA

Para realizar ações de fortalecimento de vínculos e assistência, a Smads vai promover atividades para crianças de 0 a 3 anos de idade, por meio do programa Criança Feliz, e atividades recreativas para adolescentes de 15 a 17 anos, por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, entre 9h e 12h, na creche Profª Flávia Pires Dário.


CULTURA

Na cultura a Semac preparou atividades circenses e musicais. O Circo do Veneno, com o Momento Você Faz o Show, levara interação com o público por meio de palhaços e brincadeiras, entre às 14h e 15h, no Centro Comunitário (área interna). Em parceria com o projeto Hip Hop, haverá apresentação de hip-hop, entre 15h e 17h também no Centro Comunitário (área interna).


SERVIÇO

Prefeitura Mobiliza: neste sábado (13), no bairro Bosques do Lenheiro - Piracicaba (SP), com ações na creche Profa. Flávia Pires Dário (rua das Canjaranas, 29) e no Centro Comunitário (rua Pau Brasil, 709). Gratuito.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon