top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Prefeitura de Rio Claro (SP) amplia oferta de serviços de saúde para mulheres


Unidades com horário estendido possibilitam mais tempo para os atendimentos - Imagem: Prefeitura de Rio Claro

As três unidades de saúde da família de Rio Claro (SP) que funcionam com horário estendido, ampliaram suas agendas de atendimento às mulheres neste mês de março. As USF (Unidade de Sáude da Família) Bonsucesso, Mãe Preta e Terra Nova funcionam até as 19 horas, com ações de saúde em horários mais flexíveis para a população. “Estamos dando uma atenção especial a este público”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde.


Os atendimentos incluem coleta de exame Papanicolau, realização de exames clínicos de mama, testagem rápida para hepatites B e C, sífilis e HIV. As enfermeiras também realizam avaliação e aconselhamento para uso do DIU (Dispositivo Intrauterino) e serviços de apoio psicológico.



“Os atendimentos são realizados a partir de agendamento na unidade”, observa Daiane Campanela, chefe de enfermagem da Fundação Municipal de Saúde, acrescentando que as demais unidades de saúde da atenção primária também realizam estes atendimentos.


O funcionamento das três unidades em horário estendido se dá pela adesão do município ao programa Saúde na Hora, do governo federal. Com isso, o município amplia a cobertura da atenção primária em saúde, o que acarreta, entre outros benefícios, na redução de filas em unidades de pronto atendimento. “O resultado é mais qualidade nos serviços de saúde oferecidos à população”, resume Giulia.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page