A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Governo, realiza neste sábado (23), às 10h, a cerimônia de entrega da sede da Assupira - Associação de Surdos – Libras Piracicaba, que foi criada em 2021 com o intuito de desenvolver ações para melhorar a qualidade de vida da comunidade surda no município. O Executivo cedeu o imóvel à associação por meio de termo de permissão de uso.
O imóvel fica dentro do Parque da Rua do Porto, onde funcionava o Sempem - Serviço Municipal de Perícias Médicas, com entrada pela rua Antônio Corrêa Barbosa, 1.600, nas proximidades do Sesc Piracicaba ou, ainda, pelas entradas do Parque. A cerimônia de entrega da sede é aberta ao público.
“Estamos muito felizes em poder ceder este espaço para a Assupira. Tivemos acesso a dados que indicam que 80% da população de surdos não sabe escrever e, portanto, têm muitas dificuldades para se comunicar, gerando, inclusive, o isolamento deles. O intuito da associação neste imóvel, então, é desenvolver um trabalho voltado, principalmente, para uma sociedade mais inclusiva, capacitando as pessoas em Libras e Língua Portuguesa”, comentou o secretário municipal de Governo, Luis Fernando Dagnone Cassinelli.
Conforme o presidente da Assupira, Alexandre Ribeiro, a associação buscava um espaço para sede própria desde quando foi criada e para chegar a esta conquista teve o apoio de diversas pessoas do poder público e de integrantes e voluntários da associação. “Temos a certeza de que esse espaço foi escolhido com muito carinho para a comunidade surda. Depois que aceitamos o espaço, a Prefeitura iniciou a reforma do local de acordo com as necessidades e solicitações da Assupira. Desejamos que todos que fizeram parte dessa história estejam conosco nesse momento especial”, falou Ribeiro.
LOCAL
O prédio tem cinco cômodos, destinados para recepção, sala para oferecer cursos de Libras, outra sala para uma brinquedoteca, além de um banheiro e uma copa. No lado externo, há espaço para estacionamento. Conforme o vice-presidente da Assupira, David Rodrigues Marques, a principal atividade a ser oferecida na sede será de cursos de Libras para as pessoas surdas, familiares e interessados, bem como aulas de Língua Portuguesa para que a comunidade surda se torne bilíngue em Libras e Língua Portuguesa.
“Também está em nossos planos estabelecer parcerias para oferecer cursos diversos que atendam outras necessidades da comunidade surda, incluindo atendimento psicológico para as famílias e fomentando a educação e a formação de profissionais da área da surdez. Temos muitos voluntários e a certeza que faremos um ótimo trabalho”, afirmou o vice-presidente.
CAMPANHA
Com o propósito de coletar fundos para mobiliar a sede, a Assupira realiza até dia 30 de setembro a campanha Assupira de Casa Nova. Quem quiser colaborar pode doar qualquer quantia para a conta do Banco Sicred 748 – Agência 0718 e conta 23655-9 ou, ainda, para o Pix assupira@gmail.com. “Essa campanha vai até setembro em comemoração ao Setembro Azul, mês que celebra a comunidade surda. E quem contribuir e enviar o comprovante para o nosso WhatsApp, seja empresa ou pessoa física, ganhará uma arte com foto para divulgarmos em nossas redes sociais. Estamos muito felizes com essa conquista e somos gratos a todos os envolvidos, parceiros, apoiadores, voluntários, instituições, entre outros que direta ou indiretamente fizeram parte dessa história”, falou Bia Turetta, primeira-secretária da Diretoria Executiva da associação.
VEJA MAIS
Confira a entrevista da Assupira ao O Canal da Lili TV, no YouTube.
Comments