Conectar quem quer ajudar a quem precisa de ajuda. Esse é o objetivo da plataforma PiraSolidária, lançada nessa quinta-feira (24), pela Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio do Fussp (Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba). A cerimônia de lançamento ocorreu no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, e contou com a participação da presidente do Fussp, Andréa Almeida, do prefeito Luciano Almeida, da presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo e madrinha da plataforma, Bia Doria, da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Euclidia Fioravante, e da vereadora Ana Pavão, representando a Câmara Municipal.
A plataforma já está disponível em https://pirasolidaria.com.br/ para que entidades ou coletivos e voluntários realizem o cadastro, nos respectivos botões disponíveis no menu no topo do site. Por meio da plataforma, o Fussp vai criar e coordenar projetos e campanhas para garantir melhor aproveitamento de recursos por meio da arrecadação de alimentos, agasalhos, itens de saúde e higiene que serão direcionados às famílias cadastradas nos órgãos oficiais da Prefeitura.
“Estamos muito felizes com esse lançamento. A plataforma PiraSolidária vai unir quem quer ajudar com quem precisa de ajuda, tanto em termos de distribuições de cestas básicas para as famílias em vulnerabilidade como para projetos de voluntários. Vai evitar ainda que ocorra duplicidade no atendimento, fazendo com que a gente consiga ampliar as famílias atendidas”, explica Andréa Almeida. “Agradeço imensamente a todos aqueles que trabalharam para que esse sonho se realizasse”, complementa a presidente do Fussp.
O prefeito Luciano Almeida lembra que a PiraSolidária vai possibilitar um mapeamento das ações sociais no município. “Além de dar mais eficiência às ações sociais, também será uma forma de apoio a todas as entidades da cidade. Vamos ter condições, ainda, de mapear essas ações, entender melhor o volume de esforços que já são feitos e focar em ampliar o atendimento a todas as regiões”, avalia Luciano Almeida.
Bia Doria, por sua vez, enfatiza a importância da plataforma para organizar as ações das entidades ou coletivos. “Essa integração é muito importante para qualquer cidade, tanto para São Paulo, que é uma cidade muito grande, por exemplo, quanto para Piracicaba, que é uma cidade menor. Vai funcionar muito bem, tenho certeza que vai ser um sucesso”, afirma a presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Paulo.
Patrona da plataforma PiraSolidária e presidente da Casa do Amor Fraterno, Elenice D'abronzo doou à Prefeitura a plataforma, que foi desenvolvida pela empresa MTCorp. “É uma emoção muito grande fazer parte dessa plataforma. Tenho certeza que vai trazer um benefício enorme a Piracicaba para que as entidades, as organizações trabalharem de forma conjunta, mostrando seu trabalho, compartilhando para que todos vejam suas ações”, comenta.
CADASTRO
Após a confirmação do cadastro, as entidades ou coletivos poderão adicionar em seus perfis fotos de suas ações já realizadas bem como ações permanentes e futuras para buscar voluntários. Para que as entidades (com CNPJ) se cadastrem na plataforma, elas precisam estar registradas previamente no Conselho Deliberativo do Fussp. As que ainda não têm esse registro podem solicitar pelo e-mail fussp@piracicaba.sp.gov.br .
Já os voluntários terão acesso, na plataforma, às entidades e aos coletivos e respectivas ações nas regiões que escolheram na hora de realizar o cadastro. "Na PiraSolidária vamos divulgar todas as ações desenvolvidas pelo Fussp e pelas entidades cadastradas, o que vai gerar mais visibilidade a elas, atraindo também mais pessoas dispostas a ajudar. Também será um espaço para que aqueles que tenham interesse em doar seu tempo como voluntários encontrem as entidades e ações que mais se identifiquem", explica Andréa Almeida.
Commentaires