• O Canal da Lili

Prefeitura de Piracicaba e Hemonúcleo participam de campanha regional de doação de sangue


Cristiane Balbino da Silva, Luciana Sacheto e Roseneire Damiani - Imagem: Divulgação/Hemonúcleo Piracicaba

Em parceria com o Hemonúcleo de Piracicaba, a Secretaria Municipal de Saúde participa e incentiva a campanha regional de doação de sangue Sob Pressão, promovida pela EPTV Campinas em toda sua área de cobertura. A ação solidária acontece ao longo de todo o mês de setembro, tendo como “Dia D”, nesta quinta-feira (2), quando todos os parceiros da campanha estarão envolvidos na ampliação de busca por doadores de sangue. Nesta data, a doação no Hemonúcleo será ampliada e acontece das 7h30 às 17h, de forma espontânea ou por agendamento por meio do site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br . Ao longo do mês, as doações acontecem de segunda a sexta, das 7h30 às 13h.


Para Filemon Silvano, secretário de Saúde, participar desta ação é uma forma de colaborar com o atendimento de saúde prestado pelos hospitais da cidade. “Vem em uma boa hora, principalmente pela questão da pandemia da Covid-19 que reduziu o número de doações. O Hemonúcleo faz um trabalho excelente na cidade e precisa de todo o apoio possível, por isso convidamos os piracicabanos a participar desta ação. Se não der para ser nesta quinta-feira, que seja em algum dia deste mês. É um ato solidário que salva vidas. Participe”, convida o secretário.


Segundo Luciana Sacheto Bueno, assistente social do Hemonúcleo de Piracicaba, o sangue é essencial à vida e não pode ser substituído. “Portanto, doar é uma atitude de educação, amor e cidadania. Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta nenhum risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva menos de 80 minutos”, diz.


Luciana lembra que a campanha vem em boa hora já que o estoque de sangue do Hemonúcleo está em nível de alerta e todos os tipos sanguíneos são importantes, neste momento, especialmente dos tipos A+, A-, O+ e O-. “Nossa meta para permanecermos com o estoque adequado é de 250 bolsas semanalmente. Nas duas últimas semanas, conseguimos apenas 200, mesmo assim, no mês de agosto, a coleta foi melhor que julho, quando conseguimos 114 bolsas por semana”.


A assistente social lembra que a demanda de transfusões pelos hospitais se mantém, independentemente da pandemia. “E, além das cirurgias de emergência, há os atendimentos devido a acidentes de trânsito e de trabalho, violência urbana, oncologia, entre outros. Portanto, é fundamental que as pessoas realizem esse ato tão importante para salvar vidas”, reforça Luciana.


Luciana reforça ao doador que, para aumentar a segurança nesse momento de pandemia Covid-19, a doação de sangue pode ser feita com hora marcada (agendamento). “Atendemos os agendados e por senhas, pois temos um limite máximo de atendimentos por dia. O agendamento garante o atendimento, pois se alguém for e já tivermos atingido o número máximo de doadores do dia não entregamos mais senhas. Assim, para viabilizarmos esse atendimento da melhor forma possível, solicitamos que, caso haja algum impedimento para o comparecimento na data marcada, que o voluntário cancele ou reagende sua doação até às 16h da data anterior ao agendamento, para que possamos assim dar oportunidade a outro doador e com isso não tenhamos impacto em nossos estoques. Além disso, a pessoa que teve febre ou sintomas gripais nos últimos 14 dias deve evitar a doação de sangue”, salienta.


CAMPANHA

A data que marca o início da ação, 2/09, é motivada pela exibição do quarto episódio da quarta temporada do seriado Sob Pressão (TV Globo), em que um paciente precisa de sangue, mas não há mais bolsas disponíveis no hospital, despertando a reflexão sobre a importância da doação de sangue. “Sob Pressão aborda diversos assuntos inspirados na vida real. É um projeto que foi conceituado pra discutir e pensar a questão da saúde pública junto do entretenimento. E é muito gratificante ter esse espaço aberto com o público, mostrar para as pessoas que saúde, assim como a educação, é prioridade. Poder promover uma mobilização da população em torno de uma grande causa que pode ajudar a salvar muitas vidas nos traz um sentimento de dever cumprido”, ressalta Lucas Paraizo, um dos autores do seriado e fomentador da campanha.


SERVIÇO

Campanha regional de doação de sangue Sob Pressão. Realização da EPTV Campinas, com apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba e Hemonúcleo de Piracicaba. Doações podem ser feitas à rua Silva Jardim, 1.700 (antigo prédio do Saúde Inteligente, dentro do complexo da Santa Casa Misericórdia de Piracicaba). No dia D, as doações acontecem das 7h30 às 17h. Nos demais dias, o atendimento é das 7h30 às 13h, de forma espontânea ou por agendamento pelo site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br . Informações pelos telefones (19) 3422-2019 ou 0800-722-8432.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon