• O Canal da Lili

Piracicaba vacina contra a Covid 98% da população adulta do município


Piracicaba já aplicou mais de 400 mil doses da vacina contra Covid-19 - Imagem: Felipe Poleti/CCS

Com a vacinação de pessoas com 18 anos ou mais no município, a Prefeitura de Piracicaba avança para vacinar toda a população adulta. Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Piracicaba vacinou com a 1ª dose ou dose única até nesta quinta-feira (19), 284.890 pessoas com 18 anos ou mais, o que representa 98% da população adulta do município, que é de 290.605 pessoas, segundo o TSE (Tribunal Superior Eleitoral).


O prefeito Luciano Almeida lembra ainda que o município alcançou mais de 400 mil doses de vacina contra Covid-19 aplicadas, sendo 274.234 primeiras doses, 115.372 segundas doses e 10.656 doses únicas. “Esse é um número muito importante porque é o que possibilita a capacidade dos indicadores, como ocupação de leitos UTI Covid e número de casos, estarem caindo. Então, quem ainda não tomou, não deixe de se vacinar. E quem já tomou a 1ª dose, não esqueça de tomar a 2ª”, afirma o prefeito.


O estudante de Letras Felipe Medina Neves da Silva, 23 anos, tomou a 1ª dose da vacina na última sexta-feira (13), quando a população com 18 anos ou mais começou a ser vacinada por faixa etária no município. “Estou bem esperançoso agora que a vacina chegou a nós. Acompanho as notícias e estava nervoso, porque as coisas se agravaram bastante neste ano. Agora, com a vacina, está aparecendo uma luz no fim do túnel. A espera valeu a pena”, celebra, lembrando que continua tomando todos os cuidados e não vê a hora de tomar a 2ª dose. “Estamos fazendo a nossa parte, esse tempo de pandemia é muito sério”, complementa.


AGILIDADE

O secretário de Saúde, Filemon Silvano, conta que a Pasta tem atuado para agilizar a vacinação contra Covid-19 no município. “Além dos nossos servidores que trabalham ativamente para organizar a vacinação e aplicar as doses, isso é possível também graças a diversas parcerias que já fizemos com o objetivo de acelerar a vacinação dos piracicabanos, como a descentralização das aplicações em unidades da Rede Drogal, a vacinação nos distritos industriais, por meio da parceria junto ao Simespi (Sindicato das Indústrias de Piracicaba e Região) e a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), e o projeto #aceleravacina, copatrocinado pela Fundação Caterpillar e Grupo +Unidos, que disponibilizaram 45 profissionais terceirizados treinados pela Vigilância Epidemiológica para atuar na organização das aplicações no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas”, afirma.



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon