top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba tem XII Feira de trocas de sementes e mudas crioulas, orgânicas e biodinâmicas do Estado


Feira acontecerá no Engenho Central - Imagem: Fernanda Peruchi

No próximo sábado, 2, das 8h30 às 17h, acontece no Engenho Central, em Piracicaba (SP), a XII Feira de trocas de sementes e mudas crioulas, orgânicas e biodinâmicas do Estado de São Paulo. O evento é aberto ao público, com entrada gratuita, e contará com a participação de agricultores, povos tradicionais, indígenas, estudantes e profissionais de diversas regiões do Estado de São Paulo.


A programação é variada e reúne atrações culturais, palestras, rodas de conversa e oficinas, além da conhecida feira de trocas com sementes coloridas e mudas de espécies. As sementes crioulas, chamadas também por semente da paixão e semente da liberdade, mantêm a variabilidade genética, podem ser reproduzidas pelos agricultores e se adaptam a diversos locais, de forma a garantir a conservação das espécies frente às mudanças climáticas.





Atividades

As oficinas abordarão: Produção de mudas de plantas medicinais; Elaboração de iscas e ninhos para abelhas solitárias; Princípios básicos da produção de sementes biodinâmicas; Qualidade de sementes crioulas; e Muvuca de Sementes é com muvuca de gente.


As rodas de conversa abordarão os temas: Legislação municipal ligada a produção de sementes crioulas - Caso de Andradina; História da segurança alimentar e nutricional no Brasil; Iniciativas agroecológicas na região de Piracicaba; e Visita técnica a produção de sementes crioulas.


Acontecem como atividades concomitantes: Feira gastronômica; Feira de livros; Doação de mudas; Testagem de material/sementes; Stands de parceiros; Programação cultural; Atividades para crianças.


Sementes crioulas garantem a conservação das espécies - Imagem: Fernanda Peruchi

A Feira é realizada pela Rede de Agroecologia do Leste Paulista, Associação Biodinâmica, Prefeitura de Piracicaba/Secretaria de Agricultura e Abastecimento, NEPAS/UFSCar, Itesp/SAA e Cati/SAA. São apoiadores: Instituto de Pesquisas Ambientais - IPA, Secretaria da Ação Cultural, Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Secretaria de Obras e Zeladoria, Secretaria Municipal de Água e Esgoto, Escola Waldorf Novalis, IPÊ/Projeto Semeando Águas, Mutirão Agroflorestal, Nace-Pteca/Esalq/USP, Instituto Agronômico de Campinas - IAC Prefeitura Municipal de Cordeirópolis, Projeto Corredor Caipira, Comsea, Unicamp, Vila Sabará, Caminho da Semente, GADE e ASPTA.


Horários: 8h30 às 09h - Café musical coletivo; 9h às 09h15 - Abertura; 9h15 às 10h30 - Palestra;10h30 às 12h - Oficinas; 12h às 13h - Almoço musical; 13h às 16h - Feira de Trocas; 16h - Fechamento e show


SERVIÇO

XII Feira de trocas de sementes e mudas crioulas, orgânicas e biodinâmicas do Estado de São Paulo: sábado (2), das 8h30 às 17h, no Engenho Central, em Piracicaba (SP). Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @sementesdolestepaulista.


Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page