A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema - Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, realizou nos últimos dias 6 e 8 de fevereiro, vistorias nas áreas que estão sendo reflorestadas em onze propriedades rurais localizadas na microbacias do Ribeirão dos Marins, por meio do programa municipal PSA - Pagamento por Serviços Ambientais. O plantio de aproximadamente 35 mil mudas de espécies nativas em 21 hectares de áreas de APPs - Área de Preservação Permanente foi realizado em julho de 2022 pela empresa Progaia, ganhadora da licitação para executar o trabalho.
De acordo com o engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, nessa vistoria, verificou-se o bom desenvolvimento das mudas na maior parte do plantio e algumas áreas com baixo desenvolvimento e falhas, que serão replantadas pela empresa executora. “Essas diferenças já são esperadas devido às variáveis ambientais de cada área do projeto, a exemplo da fertilidade do solo e relevo do terreno”, explica. A partir dessa análise, os técnicos da Sema indicam as manutenções necessárias para execução pela empresa.
A manutenção realizada pela empresa Progaia continua a cada dois meses, até fevereiro de 2025, onde se espera que as mudas já estejam mais desenvolvidas para crescerem sozinhas. A manutenção envolve vários passos entre a roçagem da área, adubação de cobertura, colocação de iscas para combate de formiga cortadeira, manutenção das cercas nas áreas de pastagem, entre outros.
Essa é a oitava manutenção realizada pela empresa e a décima avaliação realizada pela UGP/PSA - Unidade Gestora de Projetos, composta por técnicos da Sema, Simap - Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente, Semae - Serviço Municipal de Água e Esgoto, Agência das Bacias PCJ e Cati - Coordenadoria de Assistência Técnica Integral.
Após as vistorias, os relatórios elaborados pela Progaia são enviados e aprovados pelos membros da UGP/PSA e dos conselheiros do Comder - Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural, para que o pagamento seja liberado à empresa.
A secretária Nancy Thame destaca que este trabalho está acontecendo de forma inédita dentro do programa PSA, graças ao recurso proveniente de edital da Agência das Bacias PCJ, no qual a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, foi contemplada com o recurso de R$ 450 mil para uso em restauração ecológica, sem necessidade de contrapartida. “A equipe da Sema está constantemente pleiteando recursos com instituições parceiras e com o Governo Estadual, para fortalecer nossas ações em prol da proteção do meio ambiente na zona rural. Este projeto é um deles, que se destaca na restauração de ecossistemas degradados e que também contribui para a proteção de nascentes e microbacias no município”, afirma a secretária da Sema, Nancy Thame.
Comentários