• O Canal da Lili

Piracicaba (SP): Sema apoia criação de associação de agricultores de Tupi


Reunião no Tupi reuniu produtores rurais e equipe da Sema - Imagem: Prefeitura de Piracicaba/CCS

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), reuniu-se com produtores rurais do bairro de Tupi, na Chácara Catavento, para discussão da criação de associação de agricultores da região, com o objetivo de fortalecer o bairro com o fomento da agricultura local e o agroturismo. Reunião contou grupo de 10 produtores rurais.


O produtor de mirtilos, framboesas, amoras e morangos, Luis Milner, da Chácara Catavento, ressalta a diversidade de alimentos produzidos por cada agricultor, entre eles mel, queijo, shimeji, frutas vermelhas, ovos, horta de folhosas, além de oferecer atividades como fitoterapia e alambique. "Cada um dos agricultores deste grupo é ligado à terra e se dedica a uma atividade diferente dentro da agricultura familiar. A intenção de nos associarmos e buscarmos o apoio da Sema foi para nos fortalecermos como grupo e conseguirmos avançar no projeto de circuito de agroturismo que estamos formatando", explica Milner.


A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, contou sobre o trabalho que já está sendo realizado pela Sema, que prioriza o apoio aos pequenos produtores e a parceria com a Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo) na formulação de políticas públicas que apoiem o turismo rural de Piracicaba. "A Sema está disposta a fazer os encaminhamentos necessários em iniciativas como essa de fortalecimento da agricultura familiar. Temos projetos em andamento, como o selo exclusivo para produtos alimentícios de Piracicaba que virá de encontro com essa proposta de agroturismo e só engrandecerá o nome de Piracicaba regionalmente", ressalta Nancy.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon