top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): Prefeitura realiza força-tarefa para minimizar efeitos do temporal


Simap atua nesta manhã na rua Prof. Lauro Alves Catule de Almeida, também no Higienópolis - Foto: Divulgação

Em Piracicaba (SP), força-tarefa da Prefeitura, que envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz), atua para minimizar os efeitos causados em decorrência da chuva – choveu 19 mm - e dos fortes ventos ocorridos nessa quarta-feira (27), que atingiu diversas regiões da cidade. A Simap registrou ocorrência de 60 árvores caídas, de pequeno e grande porte, até as 10h desta quinta-feira (28). Não há registro de vítimas nem de pessoas desabrigadas.


As equipes estão atuando desde o fim da tarde de ontem, quarta-feira, com desobstrução de residências e vias retirando árvores e galhos caídos, além de limpeza das ruas e espaços públicos. De acordo com a Simap, os bairros mais atingidos foram Higienópolis, Jardim Elite, Nova América, Caxambu, Terra Nova, Pauliceia, Costa Rica e Morumbi.



A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas.


A Defesa Civil interditou duas residências atingidas pela queda de árvores, uma na rua Frei Jacinto, Higienópolis, e outra na rua Leogildo Salvagni, no Água Branca.


A queda de árvores também atingiu escolas municipais. A Secretaria de Educação (SME) registrou quedas de árvores em sete escolas; entretanto, as aulas seguem normalmente, não havendo interrupção das atividades.

Houve ainda registros de queda de árvores em fiação elétrica, o que afetou o fornecimento de energia em algumas regiões. A CPFL segue acompanhando.


ABASTECIMENTO

O Semae - Serviço Municipal de Água e Esgoto informa que no bairro Paulista, no cruzamento das ruas Manoel Correia Silveira e João Conceição, foi registrado um vazamento por conta da queda de uma árvore sobre a rede de água. A autarquia atua nesse momento (manhã desta quarta-feira) para reparo da rede; por conta do serviço, o abastecimento está interrompido em parte do bairro e será restabelecido gradativamente, após a conclusão dos trabalhos.


Em decorrência da falta de energia, o abastecimento de água a partir da Casa de Bombas Unileste e Dois Córregos foi afetado na noite de ontem e os bairros Unileste, Dois Córregos, Pompeia, Jardim Abaete, Conceição, Tupi, Glebas Natalinas, Cecap, Santa Rita, São Francisco, Taquaral e proximidades tiveram problemas no abastecimento. A CPFL foi acionada e a energia foi restabelecida ainda na noite de ontem e o abastecimento está normalizado nessas regiões.


SAÚDE E VAREJÕES

Segundo a Secretaria de Saúde, houve falta de energia elétrica nas USFs Cecap, Astúrias e 1º de Maio, nas UBSs Caxambu e Centro, além do CRAB Novo Horizonte. A energia já foi restabelecida e o atendimento segue normalmente nestas unidades.


Os varejões municipais também enfrentaram alguns problemas causados pelo vento e a chuva. No Varejão Primeiro de Maio (rua Leogildo Salvagni, 705, 1° de Maio), a queda de uma árvore danificou o alambrado e parte do telhado. As equipes da Secretaria Municipa de Agricultura e Abastecimento (Sema) já fizeram a retirada da árvore, sinalizaram a área e estão realizando a substituição de telha. Nesta quinta-feira, 28/09, o Varejão do Primeiro de Maio funciona normalmente das 14h às 19h.


No Varejão do São Jorge (Av. Dr. Antonio Mendes de Barros Filho, 1000 – São Jorge): algumas telhas da cobertura do varejão foram danificadas por conta da chuva. A equipe da Sema providenciará a manutenção ainda nesta semana para o funcionamento normal do Varejão na próxima terça-feira (2).


Já os varejões do Centro (Rua Santa Cruz, nº 1260 - Centro) e Varejão da Paulista (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2110 – Paulista) foram encerrados uma hora e meia mais cedo ontem, 27/09, às 18h, por conta da queda de energia. Em ambos os locais a energia já está normalizada. A equipe da Sema fará hoje uma poda preventiva em coqueiros localizados no estacionamento do Varejão da Paulista, para evitar futuros transtornos com chuvas.


TRÂNSITO

Equipes da Semuttran - Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes com caminhão de plataforma ajustam as placas danificadas e/ou viradas devido à forte chuva. Há falta de energia elétrica na rotatória das avenidas Água Branca e 31 de Março e também na avenida Antônio Fazanaro. Os semáforos estão funcionando com geradores. Nas rotatórias das avenidas 31 de Março e Água Branca e da avenida São Paulo com a Raposo Tavares, agentes da Semuttran estão desobstruindo as ruas e avenidas com interdição total, liberando meia via.


SERVIÇO

Munícipes que necessitem informar queda de árvores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193, a Prefeitura, pelo 156, a Guarda Civil, pelo 153, ou a Defesa Civil, pelo 199. Casos de falta de energia devem ser direcionados à CPFL pelo 0800-0101010 ou pelo site https://cpfl.com.br.




Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page