top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): pré-candidata à prefeita, deputada Bebel inicia o ano fazendo articulações


A deputada piracicabana Professora Bebel, que é pré-candidata à prefeita, trará para a disputa toda experiência acumulada nos mais de 35 anos de vida pública - Foto: Divulgação

Pré-candidata à prefeita de Piracicaba, nas eleições municipais deste ano, a deputada estadual Professora Bebel (PT) iniciou o ano fazendo articulações visando ampliar o apoio ao seu nome tanto de lideranças da cidade como de partidos no entorno da sua futura candidatura, assim como para ter uma forte chapa de candidatos a vereadores. A deputada piracicabana, que teve seu nome aprovado e ratificado pelo Partido dos Trabalhadores, no fim do ano passado, para ser pré-candidata à prefeita, é a única entre os nomes cotados para disputar a eleição deste ano na cidade que terá o apoio do Governo Federal do presidente Lula, que tem agido nos bastidores para criar fortes palanques nas principais cidades do Estado de São Paulo, já pensando nas eleições presidenciais de 2026.




O nome da Professora Bebel deverá ser oficializado pela Federação formada pelo PT, PV e PC do B como candidata em convenção provavelmente no fim deste semestre. Além do apoio destes partidos, a pré-candidata também pretende abrir diálogo com outros partidos, principalmente com os que fazem parte da base de apoio ao governo do presidente Lula.


Para disputar a Prefeitura de Piracicaba, Bebel, que é a primeira mulher deputada estadual piracicabana, trará para a sua candidatura todo acúmulo de vida pública de mais de 35 anos. Líder dos professores, atualmente é a segunda presidenta da Apeoesp - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo, o maior sindicato de professores da América Latina, que já presidiu por quatro vezes. Nascida no Distrito de Artemis, Bebel é professora efetiva de Língua e Literatura Portuguesa. É formada pela Unimep - Universidade Metodista de Piracicaba, com mestrado em Administração pela mesma instituição e uma das principais lideranças do movimento sindical do País.


A luta por educação pública gratuita, inclusiva, de qualidade, para os filhos e filhas da classe trabalhadora tem sido uma das causas de sua vida, assim como a defesa da habitação popular, da juventude, dos idosos e dos movimentos sociais. Eleita deputada estadual pelo Partido dos Trabalhadores em 2018, com 83.269 votos, foi reeleita em 2022 com 155.783 votos, a maior votação de um deputado com domicílio eleitoral em Piracicaba.


Na Assembleia Legislativa, a deputada Professora Bebel preside a Comissão de Educação e Cultura e é Procuradora Especial da Mulher, assim como participa de comissões permanentes e coordena as Frentes Parlamentares em Defesa da Educação Básica e da Cultura Popular, em Defesa do Serviço Público e do Funcionalismo no Estado de São Paulo, do IAMSPE e para a Criação de Institutos Federais e Universidades, assim como tem feito a defesa incondicional dos professores e dos demais profissionais da educação.


Na Assembleia Legislativa, ainda, já apresentou mais de 110 proposituras, entre projetos de lei, projetos de lei complementar, além de requerimentos, indicações e moções, visando sempre melhorar a vida da população do Estado de São Paulo e de Piracicaba, entre eles o que tornou Piracicaba Município de Interesse Turístico, possibilitando que a cidade receba recursos estaduais para investimento em turismo.


Através de emendas do seu mandato popular e de articulações tanto com deputados federais do seu partido e junto ao governo federal, já conseguiu viabilizar mais de R$ 20 milhões em recursos para Piracicaba e cidades da que compõem a RMP - Região Metropolitana de Piracicaba. Os recursos são destinados às áreas de saúde, educação, desenvolvimento social, infraestrutura e segurança pública, todos pleiteados por prefeituras e entidades junto à deputada Bebel, visando melhorar a qualidade do atendimento à população. Junto ao governo federal também conseguiu viabilizar a aprovação de projeto para construção de 372 novas unidades habitacionais para Piracicaba, através do programa Minha Casa Minha Vida, na região do bairro Mario Dedini.

Commenti


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page