top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): movimento pela universidade federal na cidade já tem mais de 5 mil assinaturas


Munícipe assina o abaixo-assinado pela instalação de uma universidade federal em Piracicaba (SP) - Foto: Divulgação

O movimento pela instalação de uma universidade federal em Piracicaba (SP), que colhe assinatura para abaixo-assinado a ser entregue ao Governo Federal, já conta com mais de 5 mil assinaturas. As assinaturas estão sendo colhidas na Praça José Bonifácio, nas imediações do Poupatempo, nas escolas da rede estadual de ensino, assim como em sindicatos de trabalhadores e on-line, através do link https://chng.it/vHcbzHWpd4.


A ideia é de que seja instalada uma universidade federal no campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano, pela Rede Metodista. “Estamos pleiteando que o governo do presidente Lula autorize a extensão da UFSCar em Piracicaba”, diz a segunda presidenta da Apeoesp, a deputada estadual Professora Bebel (PT), que inclusive já levou esta reivindicação pessoalmente ao presidente Lula, em audiência no dia 8 de março, no Palácio do Planalto, e ao ministro da Educação, Camilo Santana, durante audiência também articulada pela parlamentar, que contou com a participação da vereadora Rai de Almeida, ex-professores da Unimep e representante da Prefeitura de Piracicaba.



Para reforçar esta discussão e debater as possibilidades da expansão da UFSCar para Piracicaba, a deputada Professora Bebel que a Comissão de Educação e Cultura da Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, da qual é presidenta, aprovasse a realização de uma audiência pública na cidade, com a participação de representantes do MEC. A audiência acontecerá na Câmara de Vereadores, no próximo dia 29, às 18 horas, conforme requerimento da vereadora Rai, aprovado na sessão desta última segunda-feira, 11 de setembro.


De acordo com a deputada Professora Bebel, o abaixo-assinado visa mobilizar a população de Piracicaba e região entorno desta proposta. “Queremos mostrar ao governo federal que é desejo da população de Piracicaba e região a federalização da Unimep”, diz Bebel, que já teve moções de apelo ao governo federal pela federalização da Unimep, aprovada no congresso estadual da CUT, no dia 27 de agosto e no XXVII Congresso Estadual da Apeoesp, em Piracicaba, realizado nos dias um, dois e três de setembro.


No abaixo-assinado é destacado o seguinte: “Os (as) que aqui assinam, somando-se às assinaturas do Manifesto de Abril de 2023 entregue então ao Ministro da Educação --- considerando os enormes benefícios que uma educação superior gratuita e de qualidade representa para a sociedade em geral, não apenas para Piracicaba e região, mas para São Paulo e para o Brasil --- apoiam com entusiasmo e determinação, perante o Governo Federal, a instalação de uma Universidade Pública Federal em Piracicaba, ocupando as instalações do campus Taquaral, que foi recentemente desativado pela Unimep”.


תגובות


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page