top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): MEC confirma participação na audiência que discutirá federalização da Unimep


A deputada Bebel, que teve aprovado na Comissão de Educação e Cultura da Alesp a realização da audiência em Piracicaba - Foto: Divulgação

O MEC - Ministério da Educação confirmou a presença da secretária da Secretaria de Educação Superior da pasta, Denise Pires de Carvalho, na audiência que a Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo promoverá em Piracicaba (SP), no próximo dia 29, para discutir a federalização do campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista. A informação é da deputada estadual Professora Bebel (PT), que aprovou na Comissão de Educação e Cultura da Alesp, a realização da audiência pública na cidade, para que a RMP - Região Metropolitana de Piracicaba mostre a importância da criação de uma universidade federal, visando suprir a lacuna deixada com a desativação do campus Taquaral.




O local da audiência será definido nesta semana, uma vez que o plenário da Câmara de Vereadores de Piracicaba, que chegou a ser indicado para sua realização, é considerado pequeno para comportar o evento, diante do número de pessoas que deverá reunir.


Bebel tem feito articulações junto ao governo federal pela implantação de uma universidade federal em Piracicaba, no campus Taquaral da Unimep, inclusive levou essa solicitação pessoalmente ao presidente Lula, em agenda no Palácio do Planalto, no dia 7 de março, enquanto que no dia 13 de abril, conseguiu a realização de audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília. Na audiência, depois de ouvir o pedido da comitiva piracicabana, o ministro disse: “se tem campus, tem que ter universidade”.


Bebel também tem buscado apoio do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assim como levou o pedido ao Ministério da Fazenda. A ideia de instalar um campus da Ufscar foi discutida inclusive pela deputada Professora Bebel com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo, no último dia 17 de junho.


Na primeira quinzena de agosto, uma comitiva de Piracicaba voltou a ter audiência no Ministério da Educação, que se comprometeu a criar uma comissão visando apresentar uma posição oficial sobre a reivindicação em 30 dias. Com isso, a expectativa é de que o MEC apresente essa posição justamente na audiência pública em Piracicaba, que reunirá lideranças políticas, ex-alunos, ex-professores da universidade.


Paralelo a isso, continua na cidade a coleta de assinaturas do movimento pela federalização da Unimep. O abaixo-assinado que será entregue ao Ministério da Educação (MEC) e é um completo ao online, que pode ser assinado no link https://chng.it/vHcbzHWpd4, iniciado no último dia 29 de agosto. A coleta de assinaturas fisicamente será realizada das 9 às 14 horas, nas imediações do Poupa Tempo, e nesta semana deverá se estender para bairros da cidade.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page