top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): instituições recebem inscrições de voluntários para a 39ª Festa das Nações


Em 2023, 221 pessoas se cadastraram para realizar trabalho voluntário na 38ª Festa das Nações - Foto: Divulgação

Em Piracicaba (SP), a Fenapi - Associação Cultural Festa das Nações e a Prefeitura, por meio do Fussp - Fundo Social de Solidariedade, seguem recebendo inscrições de voluntários para a 39ª edição, que acontece de 15 a 19 de maio, no Engenho Central. O sucesso do evento, que deve receber cerca de 90 mil pessoas em 2024 e vai arrecadar renda que será revertida a 19 instituições que atendem milhares de pessoas, depende da ajuda dessas pessoas que doam seu tempo para trabalhar nos cinco dias de festa.








Os interessados em se voluntariar podem procurar diretamente as instituições para fazer seu cadastro, por meio dos formulários ou e-mails (leia abaixo a lista das instituições) ou na plataforma PiraSolidária, do Fussp. Na PiraSolidária, até o momento, 124 pessoas já se cadastraram. Para se cadastrar por esse meio é fácil. Basta acessar o site pira.sp.gov.br/festadasnacoes e preencher todos os campos do formulário, indicando os dias de sua preferência para trabalhar na festa, as instituições que deseja ajudar e em qual função, como: cozinha, bar, garçom organizador, garçom entregador ou tirador de pedidos. Após a inscrição, a organização fará contato direto com o interessado no trabalho voluntário. Algumas instituições podem promover um treinamento prévio.


Para Andréa Almeida, presidente do Fussp, esse trabalho promove grande impacto positivo no funcionamento das entidades participantes, que são sem fins lucrativos. “As instituições têm um papel de extrema importância na promoção da qualidade de vida das pessoas beneficiadas em diferentes áreas, como esporte, inclusão, educação, assistência social, cuidados à criança e ao adolescente, por exemplo. A arrecadação financeira conquistada durante os dias de evento garantem o funcionamento das instituições por meses”, explica.


Ainda de acordo com a presidente do Fussp, o trabalho realizado também gera benefícios para o voluntário. “Algumas instituições promovem treinamento aos participantes. Por isso, não é necessário ter experiência prévia na área. O mais legal é que a Festa das Nações proporciona uma ótima oportunidade de aprender, conhecer pessoas novas, adquirir experiência e também agregar no currículo. Destaco também que essa é uma excelente oportunidade para conhecer as pessoas envolvidas no funcionamento das instituições. Assim, os voluntários podem continuar contribuindo para as causas solidárias o ano todo”, destaca.


A advogada Lia Mara de Oliveira (direita), ao lado de Joseane da Silva Sousa, também voluntária na Casa do Hip Hop, nação África do Sul - Foto: Divulgação

RECOMPENSA

A advogada Lia Mara de Oliveira será voluntária nos cinco dias de evento pela nação África do Sul, da Casa do Hip Hop. "Já fiz voluntariado na 30ª edição da Festa das Nações, pela instituição Casa do Amor Fraterno, da nação França. Já na 34ª edição, me voluntariei pelo Café das Nações, da Escola de Mães, da nação Suíça. Estou empolgada para este ano, porque é uma experiência ímpar. Só quem é voluntário entende a satisfação de poder contribuir com as instituições. É muito recompensador", explica.


Antônio Francisco Rocha, 75 anos, aposentado, vai se voluntariar pela segunda vez na Festa das Nações. No ano passado, ele trabalhou para a nação Itália, colaborando na venda de bebidas para a Casa do Bom Menino. “Foi uma experiência enriquecedora. É muito interessante observar a espontaneidade dos voluntários que dedicam tempo e força de trabalho para ajudar o próximo. A Festa tem um ambiente muito bom, ou seja, fazemos novas amizades, conhecemos pessoas de diferentes idades e nos divertimos bastante", enfatiza.


Agora, em 2024, Antônio vai se voluntariar pela mesma nação, e as expectativas são altas. “Meu desejo é que tudo ocorra bem, e que a Festa seja uma das melhores da história. Espero que mais voluntários se juntem nessa grande causa e venham para agregar ainda mais força de trabalho e alcançarmos a meta", ressalta.


FESTA

Realizada pela Fenapi, a 39ª Festa das Nações é promovida pela Prefeitura de Piracicaba, por meio do Fussp - Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba, com organização da Secretaria Municipal de Governo, e apresentada pelo Ministério da Cultura e pela Tools Digital Services. Uma parte dos recursos são oriundos da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), do Governo Federal. Mais informações, pelo telefone: (19) 99720-5774.


Quer ser voluntário? Confira a lista de instituições participantes:


Associação A Turma Do Papai Noel

Associação Atlética Educando Pelo Esporte (AAEPE)

Associação De Pais E Amigos De Surdos De Piracicaba (APASPI)

Associação “Formar De Assistência Social E Aprendizagem Profissional”

Casa Do Bom Menino

Centro De Reabilitação Piracicaba

Centro Regional De Registros E Atenção Aos Maus Tratos Na Infância (Crami)

Centro Social De Assistência E Cultura Da Paróquia São José (Cesac)

Escola De Mães “Prof.ª Branca Motta De Toledo Sachs”

Espaço PIPA - Associação Síndrome De Down

Fundação Jaime Pereira De Prevenção E Diagnóstico Precoce (Funjape)

Grupo Escoteiro São Mário 144º

Lions Clube De Piracicaba Independência

Pastoral Do Serviço Da Caridade (Pasca)

Associação Presbiteriana De Filantropia De Piracicaba (APFP)

Associação De Pais E Amigos Dos Alunos Da Escola De Educação Especial Passo A Passo

Legião Da Boa Vontade - LBV

Casa De Amparo Aos Idosos - Cantinho Da Vovó Sônia

Associação Comunitária, Cultural, Educacional E Política Casa Do Hip Hop De Piracicaba

Comentarios


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page