top of page
Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP) inicia estudo para elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas às Mulheres


Posse das integrantes do Conselho Municipal da Mulher, juntamente com o secretário de Governo, Carlos Beltrame, em setembro de 2022 - Imagem: divulgação

O CMM (Conselho Municipal da Mulher), ligado à Prefeitura de Piracicaba (SP) por meio da Secretaria de Governo, iniciou estudo que servirá de base para a elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, instrumento que mapeará as demandas e que proporá ações aos serviços municipais, no sentido de contribuir para a concretização de programas, projetos e serviços que atendam às necessidades e ampliem os direitos de todas as mulheres, que têm seu dia internacional comemorado nesta quarta-feira (8), especialmente quanto aos serviços de Saúde, Educação, Habitação, Transporte, Alimentação, Segurança Pública, Assistência Social e Trabalho e Renda.


A presidente do Conselho Municipal da Mulher, Marilda Soares, diz que o trabalho será longo, mas criterioso. “Temos a expectativa de concluí-lo ainda em 2023 e, para tanto, contaremos com apoios externos de órgãos públicos e sociedade civil”, relatou.



Marilda aponta ainda a necessidade da articulação do Conselho com outros serviços de defesa dos direitos das mulheres nos âmbitos municipal, estadual e federal, como também com as entidades capazes de contribuir para esta tarefa. “Todas as demandas são importantes e urgentes, como a ampliação dos serviços de segurança pública, oportunidades e vagas de emprego, saúde especializada, dentre outros aspectos, são relevantes para que as mulheres possam ter mais segurança e qualidade de vida”, completou.


REPRESENTATIVIDADE

O papel e a importância do Conselho Municipal da Mulher é destacado por setores representativos da cidade. Elisângela Libardi, coordenadora do Conselho da Mulher Executiva, do Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições ), diz ser gratificante quando o Governo Municipal percebe a importância de conselhos como o das Mulheres, onde é possível discutir políticas públicas voltadas ao público feminino. “É motivo de orgulho termos um Conselho Municipal da Mulher atuante. Temos duas conselheiras participando do CMM e esta parceria é muito importante, pois temos a oportunidade de unir o público com o privado, em prol de ações concretas para as mulheres”.


Fernanda Dal Picolo, presidente da OAB Piracicaba, ressalta que os Conselhos Municipais são órgãos colegiados de participação dos cidadãos, principalmente, nos debates e criação de políticas públicas. “Como defensores da sociedade perante a Justiça, ter a OAB compondo o Conselho Municipal da Mulher fortalece ainda mais os laços entre a OAB e o Poder Público, uma vez que a sociedade deseja uma vida digna e que seus direitos não sejam violados”.


Segundo Silvanete Borges Neves, coordenadora do Conselho da Mulher Empresária da Acipi (CME - Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), a parceria consolidada entre entidades e o Conselho Municipal da Mulher proporcionará o fortalecimento das políticas públicas em defesa das mulheres. “E estamos à disposição para colaboramos no que for possível, por reconhecermos a transparência do trabalho executado pelo CMM”, ressaltou.


PROGRAMAÇÃO ESPECIAL

Nesse mês de março, em que se comemora o mês da Mulher, o Conselho Municipal da Mulher participará de diversas atividades. Nesta quarta-feira (8), às 19h, no Simespi, acontecerá a palestra “Violência contra a mulher, precisamos conversar sobre isso!”, com as palestrantes a advogada Emanuela Oliveira de Almeida Barros e a delegada da Delegacia da Mulher, Olívia dos Santos Fonseca. O evento é aberto ao público em geral e está sendo organizado pelo Comespi (Conselho da Mulher Executiva do Simespi), com apoio da Comissão da Mulher da OAB, Conselho da Mulher Empresária da Acipi e Conselho Municipal da Mulher.


Dia 16/03, às 14h, no Museu da Água, será realizada a palestra “Aleitamento materno: aquecendo a rede de apoio”, com as palestrantes Andresa Mendes, presidente do Comitê Municipal de Aleitamento Materno e Alimentação Comentar Saudável de Piracicaba, e Marcela Buoro, enfermeira coordenadora da Saúde da Mulher de Piracicaba, também integrante do Comitê Municipal de Aleitamento Materno. Após a palestra haverá um momento cultural com a contadora de histórias Carmelina de Toledo Piza. O evento é aberto ao público em geral e está sendo organizado pelo Comitê Municipal de Aleitamento Materno de Piracicaba e Conselho Municipal da Mulher, com apoio do Comespi, Comissão da Mulher da OAB, Conselho da Mulher Empresária da Acipi, Secretaria Municipal de Governo e Secretaria de Ação Cultural.


Dia 29/3, às 19h, acontecerá o Encontro da Mulher Empresária, na Acipi, com a palestrante Carol Portilho. O evento está sendo organizado pelo CME da Acipi, com apoio do Conselho da Mulher Executiva do Simespi, Comissão da Mulher da OAB e Conselho Municipal da Mulher.


CMM

O Conselho Municipal da Mulher tem a finalidade de promover a discussão e indicar à Secretaria Municipal de Governo, diretrizes para o planejamento e a implantação de programas e ações voltados ao atendimento das necessidades das mulheres, ampliação da igualdade de oportunidades, promoção da cidadania plena e a eliminação de todas as formas de discriminação. Instituído em 2011, por meio da Lei nº. 7.235, o Conselho é composto por 14 mulheres titulares e suas suplentes, com constituição paritária entre órgãos públicos e entidades da sociedade civil, com mandato de dois anos. Brevemente haverá a ampliação de duas cadeiras, uma para o poder público e uma para a sociedade civil.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page