top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): Histórica 10ª edição do Afropira acontece de 16 a 20 de novembro


10º Afropira acontece de 16 a 20 de novembro - Foto: Preto Fortunato Audiovisual

Considerado o maior festival Afro do interior paulista, o Afropira já tem data para a sua histórica 10ª edição, que acontece em 2023. Os dias foram anunciados pela organização do evento: a programação acontecerá de 16 a 20 de novembro, com uma grande programação em reflexão e celebração pelo Dia da Consciência Negra.


A iniciativa foi contemplada pelo ProAC - Programa de Ação Cultural e é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da ETC Produtora, Prefeitura de Piracicaba, Secretaria Municipal da Ação Cultural através do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra. O apoio é do Sesc Piracicaba, Afro Black Pira, Choperia Lugui, Hotel Ibis Styles e Faculdade Anhanguera.



A equipe de organização do 10º Festival Afropira já iniciou os trabalhos voltados à viabilização do evento, que contará com atrações renomadas, que serão divulgadas nas próximas semanas nas redes sociais do evento (@afropira no Instagram e no Facebook). A edição terá diferentes sedes, que também serão anunciadas em breve.


“Nas nossas redes sociais está acontecendo uma enquete para que o público possa participar e dar seu palpite de quem são essas atrações renomadas. O retorno tem sido muito legal, com uma boa participação das pessoas e uma forma de já ir aquecendo para essa edição que será incrível”, afirma Mestre Marquinho, presidente do Instituto e idealizador do Festival Afropira.


História

O Afropira começou em 2013 com o intuito de reunir os fazedores de cultura negra de Piracicaba que, até o ano anterior, celebravam o Dia da Consciência Negra em locais distintos, dividindo artistas, instituições, militantes e o público que aprecia a cultura afro.


No primeiro ano, foi realizado o Festival Afropira nos Bairros, que durante o mês de novembro realizava apresentações em sete bairros periféricos (ação que, atualmente, segue ocorrendo, ao longo do ano). No dia 20, ocorreu o 1º encontro, que atraiu cerca de 4.000 pessoas, tornando-se um marco histórico para cultura negra piracicabana. Em 2023, o festival chega a sua 10ª edição.


SERVIÇO

Mais informações sobre o 10º Afropira podem ser conferidas no Instagram e no Facebook: @afropira

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page