naver-site-verification: navercb41b2b97c164ef29f6c7e6f752d4317.html
top of page

Piracicaba (SP): evento Assupira & Empreendedorismo movimenta o Engenho Central neste domingo (8)

  • Foto do escritor: O Canal da Lili
    O Canal da Lili
  • 7 de jun.
  • 2 min de leitura

O Engenho Central, em Piracicaba (SP), recebe neste domingo (8), das 10h às 18h, a 7ª edição do evento Assupira & Empreendedorismo, iniciativa voltada ao fortalecimento da economia local, à valorização da diversidade e à promoção da inclusão por meio da cultura, do bem-estar e da representatividade. A entrada e todas as atividades são gratuitas. O evento é realizado pela Assupira - Associação de Surdos de Piracicaba, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e da Secretaria Municipal de Turismo.


A proposta do evento é criar um espaço onde diferentes públicos se sintam representados, com destaque para a acessibilidade em Libras e a participação de artistas surdos reconhecidos nacional e internacionalmente. A programação também traz atividades interativas, atrações culturais, personagens típicos para fotos, além de oportunidades de visibilidade para os pequenos empreendedores.



“Nosso objetivo é garantir à comunidade surda o protagonismo que merece, não apenas como público, mas como realizadora e transmissora de cultura, arte e empreendedorismo. Cada edição é pensada para ampliar a representatividade e o diálogo com a sociedade”, destaca Beatriz Aparecida dos Reis Turetta, primeira secretária da Diretoria Executiva da Assupira.


Com uma programação ampla e acessível, o evento reúne empreendedores da cidade e região, além de oferecer vivências culturais, artísticas e de cuidado. Ao longo do dia, o público poderá aproveitar atrações musicais, fazer fotos com personagens caipiras, participar de oficinas e visitar o espaço bem-estar, que oferece sessões gratuitas de quick massage, tranças afro e reike — prática inédita no evento, voltada ao cuidado com a saúde mental.


Outra novidade desta edição é a oficina de abrigos para abelhas solitárias, uma ação de educação ambiental e contribuição para a preservação dessas espécies fundamentais ao equilíbrio ecológico.


O evento também destaca a participação de empreendedores negros, indígenas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência, reforçando o compromisso com a equidade e a valorização de grupos historicamente minorizados. Além disso, o Assupira & Empreendedorismo contribui diretamente para a arrecadação de fundos da Associação de Surdos de Piracicaba, fortalecendo seu papel social na construção de uma cidade mais justa, acessível e inclusiva.


SERVIÇO

7º Assupira & Empreendedorismo: neste domingo (8), das 10h às 18h. Local: Engenho Central, à avenida Dr. Maurice Allain, 454, na Vila Rezende, em Piracicaba (SP). Entrada gratuita. Informações pelo perfil oficial @assupira.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page