top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): Escola Hélio Penteado de Castropromove o “Afrohélio”, neste sábado (25)


Imagem: Divulgação

Em Piracicaba (SP), a Escola Estadual Hélio Penteado de Castro, localizada no bairro Parque Piracicaba, realiza neste sábado (25), o Festival Afrohélio, evento sobre a Consciência Negra que terá muito samba e pagode com o grupo Utopia, assim como haverá diversas atividades desenvolvidas por professores e alunos, além da participação do Coletivo Beleza Preta, do Clube 13 de Maio, visando integrar moda, dança e patrimônio cultural, por meio de uma releitura dos desfiles e concursos de beleza, em que mulheres negras serão protagonistas. A abertura das atividades está programa para as 11h e a comunidade escolar, pais, alunos e professores convidam a todos para comparecerem a esse evento, que será realizado em frente à escola com um grande show, barracas e muita festividade antirracista.



O objetivo deste festival, conforme o professor José Carlos Fonseca, é de valorizar os trabalhos desenvolvidos por eles e pelos artistas negros da música, do teatro, da dança, da culinária, da arte e demais expressões da cultura afro-brasileira. A professora de História, Marina Madeira, enfatiza que este será um evento de suma importância, uma vez que finaliza atividades desenvolvidas por toda escola voltada para a questão da consciência negra durante novembro, mês da consciência negra, mostrando o engajamento de alunos e professores na luta antirracista e comemorando os 20 anos da lei que tornou obrigatório o ensino da cultura e história afro-brasileira nas escolas públicas e privadas.


A diretora Flávia Modolo ressalta que o projeto “AfroHélio” teve como tema “Consciência negra, arte, conquistas e lutas” e procurou abranger exposições e atividades dedicadas exclusivamente à produção e reprodução da cultura negra. “As atividades se concentraram no mês de novembro, mas tivemos outras atividades com este mesmo objetivo durante todo o ano letivo, pois esse trabalho precisa ser enfatizado todos os dias”, diz a diretora.

Para a realização deste festival, a direção da escola agradece todas as parcerias, em especial a prefeitura de Piracicaba, a deputada estadual Professora Bebel, o vereador Josef Borges e o Sindicato dos Bancários de Piracicaba, assim como todos que de alguma forma contribuíram para a realização deste evento que promete movimentar aquela região da cidade.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page