O programa “EducaTrilha na Escola” beneficiou em sua 5ª edição, realizada em 2024, o total de 9.089 pessoas, entre professores, gestores escolares, alunos e pessoas que vivem nas proximidades das instituições de ensino de Piracicaba (SP). Ao longo do ano, 14 escolas participaram do programa, que reuniu 14 encontros formativos, dois encontros de tutorias e dois encontros extras, realizados em diferentes espaços de Piracicaba.
“A ideia do ‘EducaTrilha da Escola’ é envolver toda a comunidade escolar, com a participação de professores de todas as disciplinas, estudantes, gestores, funcionários e a comunidade do entorno. Os números são informados pelas escolas, que analisam o impacto do projeto na sua unidade”, diz Maria Luísa Bonazzi Palmieri, especialista ambiental do Instituto de Pesquisas Ambientais, idealizadora e coordenadora do programa.
Em suas cinco edições, o programa, realizado desde 2018, beneficiou 33.289 pessoas e reuniu 80 escolas participantes. “É uma alegria muito grande ver o ‘EducaTrilha na Escola’, que surgiu de uma tese de doutorado, com tantas pessoas envolvidas, tantas vidas transformadas. É muito gratificante ver os frutos que esse programa já produziu, feito com muitas mãos. E cada vez mais parceiros chegam e agregam, trazendo novidades para o programa”, afirma Maria Luísa.
A edição de 2024 do EducaTrilha na Escola, patrocinada pela CJ do Brasil e pela OJI Papéis, é realizada pelo Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA), Prefeitura de Piracicaba (por meio da Simap - Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba, Projeto Corredor Caipira, Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca/ESALQ/USP) e FF - Fundação Florestal.
A iniciativa tem, ainda, o apoio da SME - Secretaria Municipal de Educação, da Semac - Secretaria Municipal da Ação Cultural, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, do Espaço Pipa, do GMEA - Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental, do Comdema - Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba, da Comclima - Comissão Municipal de Mudanças Climáticas de Piracicaba, da OSCIP Pira 21 – Piracicaba realizando o futuro, da Fundação Triunfo, do Movimento Tô Aqui, do Instituto CLQ, do Imaflora, da Rotas Afro, da Casa do Hip Hop, do Movimento Circular, da Oscip Novo Encanto, da Pira na Paisagem e da ESALQ - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (GEDePE - Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa), Programa USP Recicla, Cepara - Centro de Estudos e Pesquisa para Aproveitamento de Resíduos Agroindustriais, Crecin - Centro de Referência em Ensino de Ciências da Natureza, Museu de Ciências, Educação e Artes “Luiz de Queiroz” e PET Ecologia.
Escolas premiadas
Seis escolas foram premiadas pelo programa em 2024, em evento realizado no dia 7 de novembro, no anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação. Entre as escolas municipais, estaduais e particulares de ensino fundamental - ciclo I (1º ao 5º ano), as instituições contempladas foram: Instituto Saber (1º lugar) e Escola Municipal Prof. José Pousa de Toledo (2º lugar).
Entre as escolas estaduais, federais e particulares de ensino fundamental (ciclo II) e/ou médio, os premiados são: Escola Estadual Prof. João Alves de Almeida (1º lugar), Escola Estadual Prof. José Martins De Toledo (2º lugar), Escola Estadual Felipe Cardoso (3º lugar) e Escola Estadual Hélio Penteado de Castro (4º lugar).
As escolas premiadas terão como prêmio uma viagem pedagógica aos professores para o Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar, que ocorrerá de 15 a 17 de novembro. Também participarão de uma visita à CJ do Brasil, uma das empresas patrocinadoras, no dia 14 de novembro.
Entre os critérios para a premiação estão a participação da escola nos encontros; a realização de atividades conectadas e participativas; o envolvimento da comunidade escolar no projeto desenvolvido na escola; a contribuição para cumprimento de políticas públicas de educação e sustentabilidade no ambiente escolar; a integração com outros programas escolares; a abordagem do pensamento crítico nas atividades; protagonismo juvenil; e a avaliação e as estratégias de continuidade de atividades educativas na escola.
“O ‘EducaTrilha na Escola’ permite a formação de uma rede dentro do município, em que a educação ambiental se capilariza por meio das escolas. A partir dessa formação, há esse movimento, que os educadores levam para a escola, para outros educadores e para a gestão. É uma educação ambiental que está integrada a diversos temas, como mudanças climáticas, inclusão, bem-estar e cultura”, afirma Karine Faleiros, coordenadora de educação e políticas públicas do “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, projeto patrocinado pela Petrobras.
Objetivos
Nesta edição, participaram do programa escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental (1º ao 5º ano), localizadas em Piracicaba; escolas estaduais de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e de ensino médio sob jurisdição da Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba; escolas particulares de ensino fundamental (1º ao 9º ano) e ensino médio, localizadas em Piracicaba.
Entre os objetivos, está o de envolver diversos atores sociais na construção participativa de um programa de educação ambiental, cultural, inclusiva de promoção da saúde e bem-estar no enfrentamento das mudanças socioambientais globais, de forma a abranger escolas, áreas protegidas e outros espaços educativos. Outro intuito é o de auxiliar na efetivação dos currículos paulista e municipal de educação e da BNCC - Base Nacional Comum Curricular.
“É incentivada uma construção de conhecimento conjunta entre toda a equipe participante, em reuniões com metodologias participativas. Os educadores atuam como protagonistas, em meio a um processo que permite o desenvolvimento de um projeto com elementos culturais e ambientais e sua implementação na escola”, afirma Laís Ferraz de Camargo, educadora ambiental do NEA - Núcleo de Educação Ambiental, da Simap, e coordenadora do EducaTrilha.
Futuro
Para 2025, o “EducaTrilha na Escola” conta com parceria com a Empório Produções Culturais, que submeteu o programa à Lei Rouanet, com o objetivo de ampliar as ações, a partir da contratação de equipe pedagógica, equipe técnica nas áreas de consultoria cultural, comunicação e Libras, e da viabilização de atividades, como exposição artística.
A inteligência artificial será incorporada na criação de atividades educativas. Além disso, está prevista a participação representantes de Itirapina e São Simão, para vivenciarem e, depois, implantarem ações semelhantes em seus municípios.
Comments