Já em construção pela Prefeitura de Piracicaba (SP), na sede da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), a Cozinha Experimental, planejada para a promoção de cursos e capacitações, foi contemplada para receber os recursos provenientes do programa Cozinhalimento, da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo).
Com o objetivo de promover a instalação de cozinhas-piloto experimentais nos municípios paulistas, o programa destinará R$ 40 mil para a Sema ainda neste primeiro semestre, a fim de custear parte da compra dos equipamentos para a cozinha de Piracicaba, como geladeira industrial, freezer, coifa, forno, entre outros. Atualmente, já são 23 municípios do Estado de São Paulo com cozinhas experimentais provenientes deste convênio com o programa Cozinhalimento.
Além do envio de recursos, está inclusa no programa a realização de cursos, palestras e treinamentos visando a manipulação adequada dos alimentos, a utilização das partes não convencionais dos alimentos e o combate ao desperdício, a fim de promover a educação e a conscientização de práticas alimentares saudáveis e equilibradas.
Em construção desde outubro do ano passado, a Cozinha Experimental da Sema já estava prevista no orçamento da Secretaria, antes da aprovação no programa estadual. Para a secretária de Agricultura e Abastecimento de Piracicaba, Nancy Thame, a conquista desses recursos pelo programa Cozinhalimento virá complementar e otimizar ainda mais o projeto da Cozinha.
“Fizemos a inscrição no programa e as adequações necessárias para que a cozinha estivesse apta para ser aceita no programa. Estamos felizes por sermos contemplados com os recursos, que certamente virão em boa hora para consolidação do espaço e a promoção de cursos e capacitações, principalmente ao pequeno e médio produtor rural, que auxiliem na sua profissionalização e na capacidade de agregarem valor aos alimentos artesanais e tradicionais de Piracicaba”, ressalta.
A Cozinha Experimental da Sema deve ser concluída neste primeiro semestre e visa gerar oportunidades para o aumento na geração de renda, fortalecimento da economia local e da valorização dos alimentos locais, e tem como principais públicos-alvo os permissionários dos varejões municipais, agricultores locais, produtores artesanais e demais interessados.
Kommentarer