Com objetivo de conscientizar as novas gerações sobre os malefícios do tabaco, bem como estimular a criatividade e as habilidades artísticas dos jovens, no último dia 30 de junho, aconteceu em Piracicaba (SP) a solenidade de Premiação do 2° Concurso Cultural Paradas pro Sucesso. O evento foi realizado na APM (Associação Paulista de Medicina) e contou com a participação dos 13 estudantes vencedores da edição, bem como familiares, educadores e autoridades locais.
O projeto antitabagista Paradas pro Sucesso 22 tem o apoio da Diretoria de Ensino Regional de Piracicaba, Prefeitura de Piracicaba, Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), entre outros parceiros. Estiveram na entrega dos prêmios o secretário municipal de Saúde, Filemon Silvano; o oficial de justiça, Mário Neto; o ex-prefeito Barjas Negri; o representante do secretário Adolpho Queiroz, da Semac, Ezio Pesaro; e a representante do dirigente de ensino Fábio Negreiros, da Diretoria Regional de Ensino, Elayne Batista Siqueira Brancalion.
“A Premiação do 2° Concurso Cultural foi um momento muito especial para todos. Só temos a agradecer a cada um que apoia o nosso projeto, permitindo que mais e mais pessoas tenham informações para adotar hábitos de vida saudáveis. O Dia Mundial Contra o Tabaco (31 de maio) já passou, mas a nossa jornada de conscientização continua todos os dias”, destacou a cardiologista Juliana Barbosa Previtalli, criadora e organizadora do Paradas pro Sucesso.
Os estudantes receberam como premiação vouchers da Livraria Jota Portes; Livraria Estação Cultural; Libral Art Papelaria; bem como bolsas de estudos da Escola de Música Oficina do Cantar; Escola de Desenho Canva; Escola de Desenho Visuart; Escola de Música Momento Musical; Escola Vocal. Também apoiaram o evento com premiações e presentes o Instituto Ana Hickmann, Academia Medley de Natação; Atelier de Artes Luísa Libardi, Frutagurt, Mamãe Surtô e Patrícia Galani Ateliê de Mimo.
Vencedores
Os estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas e privadas foram separados em 3 categorias, divididas por ano escolar. O concurso ainda contou com três modalidades: desenho, frase e vídeo. “Para este projeto, contamos com o apoio da Diretoria Regional de Ensino, peça fundamental para a realização e adesão das escolas, educadores e alunos. Uma comissão teve a difícil tarefa de selecionar e premiar os trabalhos que foram enviados por crianças e adolescentes muito talentosos e de várias idades”, afirmou Juliana.
Na Categoria 1 (anos iniciais do Ensino Fundamental) a vencedora das modalidades Frase e Desenho foi a estudante do 3° ano do Liceu Terras do Engenho, Olívia Machado Ramos. Na Categoria 2 (Ensino Fundamental - 6° ao 9° ano) os ganhadores da modalidade Desenho foram: 1°lugar para Julia Hermione (8º ano - E.E. Dr. Prudente); 2° lugar para Yasmin Caroline Souza Vieira (9º ano - E.E. Helio Nehring); e 3° lugar para Miguel Angelo Landin San Juan (7º ano - E.E. Helio Nehring). Nesta mesma modalidade, na Categoria 3 (Ensino Médio), os ganhadores foram: 1° lugar para Thiago Marcelino Scorpin (2° ano - E.E. Sud Menucci); 2° lugar para Micael Grella Satolo (Centro Educacional SESI 165); e 3° lugar para Christopher G. Oliveira Gonçalves (1ª ano - E.E. Dr. Samuel de Castro Neves).
Na modalidade Frase, as vencedores da Categoria 2 (Ensino Fundamental - 6° ao 9° ano) foram as adolescentes do 9° ano: 1° lugar para Bruna de Souza Vizentim (E.E. João Guidotti); 2° lugar para Ana Mascarenhas Barros (E.E. Jorge Coury); e 3° lugar para Giovanna Ruiz de Almeida (E.E. Dr. Jorge Coury). Da Categoria 3 (Ensino Médio) foram ganhadores: 1° lugar para Bruna Ramos (3° ano - E.E. Prof. Dr. João Chiarini); 2° lugar para Luiz Fernando Gomes da Silva (2° ano - E.E. Prof. Dr. João Chiarini); e 3° lugar para Sandro Muniz dos Santos (3° ano - E.E. Edson Rontani).
Na modalidade Vídeo, foram vencedores os alunos da Categoria 2 (Ensino Fundamental - 6º ano 9º ano): 1° lugar para Melody S. Oliveira (7º ano - E.E. Professor Francisco Mariano da Costa); 2° lugar para Eric M. Santos Gomes (9º ano - E.E. Professor Manasses Ephrain Pereira); e 3° lugar para Guilherme Carmo de Oliveira (9º ano - E.E. Professor Manasses Ephrain Pereira). Já a escola vencedora desta segunda edição do concurso foi a Escola Estadual Dr. Prudente, sob a direação de Christina Negro.
Programação
O objetivo da organização do Paradas pro Sucesso é realizar algumas exposições com os trabalhos dos estudantes. Elas devem acontecer especialmente no segundo semestre. “Também inscrevemos alguns desenhos no Salão de Humor de Piracicaba e no Salãozinho de Humor. Estamos aguardando ansiosos pelo resultado da seleção”, relatou Juliana. Ela ainda revelou que o projeto tem programado para 15 de fevereiro de 2023, um show no Teatro Municipal Dr. Losso Neto, em Piracicaba.
Para acompanhar a programação, basta seguir o projeto nas redes sociais: www.instagram.com/paradasprosucesso ou www.facebook.com/paradasprosucesso.
Comments