top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): concertos com órgão de tubos marcam estreia da OSP na Catedral Santo Antônio


Organista Julio Amstalden - Imagem: Rodrigo Alves

A estreia da Temporada 2022 da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) ocorrerá na Catedral Santo Antônio, no próximo sábado (5), às 16h e 19h, e terá obras para órgão de tubos. A capacidade é de 250 lugares, com o distanciamento entre o público em função da pandemia do novo coronavírus. A entrada é gratuita.


Os concertos têm recursos da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), e o patrocínio prata da Caterpillar e Hyundai e o patrocínio bronze da CNH Industrial, via Lei de Incentivo à Cultura. São apoiadores a Empem e a Rádio Educativa FM.


O programa será conduzido pelo maestro alemão Knut Andreas, natural de Potsdam, onde reside atualmente, e que há 10 anos dedica-se ao trabalho intercultural entre Brasil e Alemanha. Andreas regeu a OSP como maestro convidado em quatro ocasiões a partir de 2019 e assumiu as funções de diretor artístico e regente titular em dezembro de 2021, após o maestro piracicabano Jamil Maluf, responsável pela orquestra desde 2015, tornar-se maestro emérito.



O maestro alemão destaca a oportunidade de abrir a temporada em um templo religioso: “qualquer igreja, católica ou protestante, sempre é um lugar de música e também um ambiente fantástico para realizar concertos, independente da questão da religião", aponta Andreas, ao lembrar que a acústica nas igrejas "é boa e traz um som bonito para as orquestras". Além disso, a estreia da OSP, em 25 de março de 1900, ocorreu na antiga Matriz de Santo Antônio, demolida para dar lugar à atual Catedral.


As peças ao órgão de tubos serão executadas pelo organista piracicabano Júlio Amstalden, mestre em artes pela Unesp (Universidade Estadual Paulista) e doutor em educação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Ele foi organista e regente de coro do Núcleo Universitário de Cultura da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba) e, na mesma instituição, deu aulas no curso de licenciatura em música. Ainda em Piracicaba, foi organista da Igreja do Sagrado Coração de Jesus e professor de música no Seminário São Fidelis. Amstalden participou de cursos na França e na Suíça e apresentou-se em Buenos Aires (Argentina), Morelia (México) e Edmonton (Canadá), onde também estudou, além de recitais em Campinas, Vinhedo, São Paulo, Tiradentes, Rio de Janeiro e Porto Alegre.


Maestro Knut Andreas é o novo diretor artístico e regente titular da OSP - Imagem: Rodrigo Alves

PROGRAMA

Andreas diz que a ideia do programa foi a de apresentar ao público um concerto ecumênico, com compositores que professam as fés católica e protestante. Coincidentemente, todos os autores das obras são de nacionalidade alemã.


De Johann Sebastian Bach, a OSP apresenta duas peças: o "Coral: Wachet auf, ruft uns die Stimme, BWV 645 - (Acordai, chama-nos a voz)", estreada em 1731, e a "Tocata e Fuga em ré menor, para órgão solo, BWV 565", escrita por volta de 1704 e que ganhou maior notoriedade a partir de 1940, ao integrar a abertura do desenho Fantasia, da Walt Disney. A peça foi incluída por muitos musicólogos em uma lista das dez maiores obras da música universal.


Ainda ao som do órgão de tubos, a OSP apresenta a "Suite Nº 3 para Órgão e Orquestra, Op. 88B", de Max Bruch, que terá a corregência de Phelipe Serafim. A música teve sua estreia em maio de 1909, em Londres. Para o encerramento, o público confere a "Sinfonia Nº 7 em lá maior, Op. 92", estreada em 1813, em Viena, e classificada pelo autor, Ludwig van Beethoven, como a sua principal obra.


CAMPANHA

A OSP incentiva a comunidade a contribuir com o restauro do órgão de tubos da Catedral, que possui quase 80 anos de história, por meio do pix 44.802.999/0005-91 (CNPJ). Construído originalmente para uma igreja na cidade de Santos, no litoral paulista, o instrumento foi transferido para Piracicaba no aniversário de 200 anos da cidade, em 1967. Ele também foi construído por um alemão, em 1943, nas oficinas do organeiro Guilherme Berner, radicado no Rio de Janeiro.


SERVIÇO

Abertura da Temporada 2022 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba: Sábado (5), às 16h e 19h, na Catedral Santo Antônio, em Piracicaba (SP). Entrada gratuita. Retirada de ingressos na sacristia da Catedral, mediante doação de 1 litro de leite, de terça à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 13h às 15h, e aos sábados, das 9h às 12h. Informações: www.sinfonicadepiracicaba.sp.gov.br .

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page