A deputada estadual Professora Bebel (PT) recebeu com imensa satisfação, nesta semana, a informação de que a Prefeitura de Piracicaba (SP) concluiu a licitação para compra e instalação de quatro câmeras de monitoramento para o Aeroporto Comendador Pedro Morganti. O recurso para a aquisição destes equipamentos está sendo garantido pela deputada Bebel, através de emenda parlamentar, destinada à Prefeitura, atendendo pedido do diretor do Aeroporto, Marcelo Kraide, feita por Marcos Petri, com quem a parlamentar tem ampla amizades e que vem contribuindo com seu mandato popular.
A colocação de câmeras no aeroporto visa ampliar a segurança de todo aquele complexo, através do monitoramento de voos no entorno do terminal. Serão instaladas quatro câmeras do tipo IP Speed Dome, com qualidade Full HD, zoom óptico de 23 vezes e digital de 32 vezes, rotação em 360 graus, além de foco manual e automático e recurso de desembaçamento automático, que vão operar 24 horas por dia, diariamente, com proteção contra chuva e poeira.
De acordo com Kraide, com os equipamentos, será possível registrar eventuais problemas em aeronaves e subsidiar investigações sobre acidentes e outras ocorrências no espaço aéreo das imediações, por meio da cessão das imagens, assim como garantir maior segurança de todo aeroporto. A estimativa, conforme o edital, era de que seriam gastos R$ 134,3 mil com a instalação dos equipamentos. No entanto, o valor arrematado foi menor, de R$ 91,6 mil, para a empresa Maxitech Sistemas e Tecnologia LTDA. Com isso, de acordo com Kraide, a diferença será devolvida ao Estado, conforme estabelece a legislação, mas haverá a necessidade de aquisição de outros equipamentos, para concluir todo sistema. “Vamos buscar uma forma de concluir isso”, assegura.
A implantação do sistema de viodemonitoramento do aeroporto Pedro Morganti irá ampliar a segurança em toda aquela região da cidade, de acordo com o seu diretor Marcelo Kraide, indo além dos 380 mil metros quadrados da sua área, uma vez que os equipamentos são de longo alcance. Pelas informações obtidas pelo diretor do aeroporto, a conclusão da instalação deste sistema de videomonitoramento deverá ocorrer até julho.
Segundo Marcelo Kraide, essa ampliação na segurança irá, inclusive, contribuir para ampliar e desenvolver o setor de aviação no aeroporto, que atualmente tem sete hangares, mas que já tem projeto para receber mais 18, de três mil metros quadrados cada. “Essa melhoria na infraestrutura contribui para atrair novas aeronaves para o aeroporto, que está em franco desenvolvimento principalmente com o crescimento do setor do agronegócio”, conta.
A deputada diz: “fiquei feliz em poder contribuir para que seja ampliada a segurança em toda aquela região da cidade, uma vez que as câmeras são de longo alcance, contribuindo inclusive para garantir que o aeroporto fique cada vez mais atrativos, uma vez que o sistema aéreo tem contribuído, e muito, para o desenvolvimento regional e o mundo do negócio”.
Comentarios