top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP) avança 47 posições no ranking de educação das Melhores Cidades para Fazer Negócios


Piracicaba conquistou o 10º lugar no ranking de Indústria, entre as 100 melhores cidades para negócios - Imagem: Isabela Borghese

Estudo divulgado este mês pela Urban Systems, empresa de consultoria, e publicado pela revista Exame, coloca Piracicaba (SP) em destaque nos rankings de Melhores Cidades para Fazer Negócios, em especial nas áreas de Indústria e Educação. A análise é produzida anualmente e avalia, desde 2014, as cidades mais atrativas para o desenvolvimento de negócios, considerando condições específicas.


De acordo com o material divulgado, o estudo foi realizado com a análise de indicadores e dados de todos os municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes (estimativa populacional IBGE 2021), totalizando 326 cidades. Contempla uma análise dividida em segmentos econômicos, sendo eles: educação, comércio, serviços, indústria, mercado imobiliário e agropecuária.



“Estudos como este são relevantes não apenas para determinar uma posição de destaque, mas para apresentar um contexto geral de resultados que vêm sendo construídos desde o início da gestão. Ter Piracicaba no ranking de melhores cidades para investimentos denota que o município tem grande capacidade de expansão econômica, de emprego e qualidade de vida, e nós temos buscado esses investidores, buscado transformar a cidade em uma referência”, salienta o prefeito Luciano Almeida.


No ranking de Educação, Piracicaba alcançou o 29º lugar nacional, 9º no estado de São Paulo, subindo 47 posições em relação ao ranking do ano passado. O estudo mapeou as melhores cidades para investir no setor (educação básica, técnica ou superior) e contou com a análise de 12 indicadores: matrículas na educação básica (total), matrículas na educação básica (privada), escolas na educação básica, variação do número de alunos por escolas, matrículas na educação superior (total), matrículas na educação superior (privada), estabelecimentos na educação superior, variação do número de alunos por estabelecimento, saldo de empregos na educação 2022, concentração de matrículas na educação básica, concentração de matrículas na educação superior e empregos qualificados.


No ranking de educação, Piracicaba subiu 47 posições, ficando em 29º lugar em nível nacional - Imagem: Fábio Lisboa

Para o secretário de educação, Bruno Roza, esse destaque reforça todo o trabalho realizado na educação municipal como parte fundamental para o desenvolvimento do município. “É claro que a educação em Piracicaba ainda tem muitos desafios pela frente, mas estão sendo amplamente enfrentados. Estamos cientes da nossa responsabilidade na formação das gerações de piracicabanos e, com o empenho do nosso time da rede municipal, entregamos uma educação de qualidade, com a prioridade em ofertar o melhor para os nossos 36 mil alunos.”


O ranking em que Piracicaba mais se destacou foi o de Indústria, alcançando o 10º lugar nacional, sendo o 3º melhor município do estado de São Paulo; com relação ao ano passado, subiu 31 posições. Esse ranking, tem objetivo de mapear as melhores cidades para investir no setor industrial e contou com o mapeamento e análise de dez indicadores, sendo: empregos no setor industrial, empregos no setor com média e alta remuneração, estabelecimentos industriais, renda do trabalhador da indústria, exportação, distância do aeroporto, distância do porto, paralisações no serviço de água, rodovias federais e concentração de empregos no setor.


“Isso é fruto de um sério trabalho que esta gestão vem fazendo, atraindo novas indústrias para nossa cidade – já são R$ 5 bilhões em novos investimentos – e apoiando as empresas locais, em seus planos de crescimento e expansão. Os números mostram que estamos no caminho certo. Revertemos o déficit de empregos nos anos de 2019 e 2020 em 2.000 negativos em um saldo positivo de 15 mil novas contratações entre janeiro de 2021 e outubro 2022”, destacou o titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), José Luiz Guidotti Júnior.


OUTROS RANKINGS

Piracicaba figura em todos os seis rankings, de nível nacional, divulgados pela Urban Systems. Além de Educação e Indústria, a cidade conquistou o 63º lugar em Comércio, subindo 11 posições em relação a 2021. Em Agropecuária, Piracicaba está no 68º lugar, após subir 15 posições, comparado ao ano passado. No ranking de Serviços, a cidade figura em 72º lugar; Mercado Imobiliário, 97º.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page