top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba (SP): Audiência da Alesp pela federalização da Unimep será no Espaço Beira Rio


A deputada estadual Professora Bebel durante audiência da Comissão de Educação e Cultura da Alesp que aprovou a realização da audiência em Piracicaba - Foto: Divulgação

Piracicaba sedia na próxima sexta-feira (29), audiência pública da Comissão de Educação e Cultura da Alesp - Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo que discutirá a federalização do Campus Taquaral da Unimep, que foi desativado no início deste ano pela Rede Metodista. A audiência acontecerá às 18 horas, no Espaço Beira Rio Eventos, localizado na rua do Vergueiro, 78, e contará com a participação da secretária da Secretaria de Educação Superior do MEC - Ministério da Educação e Cultura, Denise Pires de Carvalho, devendo reunir lideranças, além de educadores e alunos de toda região.


A realização da audiência pública em Piracicaba é resultado de requerimento da deputada estadual Professora Bebel (PT) aprovado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesp, da qual é presidenta. A parlamentar disse que optou por propor a realização da audiência na cidade para que a Região Metropolitana de Piracicaba mostre a importância da criação de uma universidade federal, visando suprir a lacuna deixada com a desativação do Campus Taquaral. “Com uma universidade federal em Piracicaba, que pode ser uma extensão da Ufscar, todos ganharão, mas principalmente a juventude que terá uma nova universidade conceituada para poder fazer seu ensino superior”, destaca.



Defensora da instalação de uma universidade federal em Piracicaba, no Campus Taquaral da Unimep, a deputada Professora Bebel tem feito articulações junto ao governo federal. A parlamentar levou pessoalmente o pedido ao presidente Lula, em agenda no Palácio do Planalto, no dia 7 de março, enquanto que no dia 13 de abril, conseguiu a realização de audiência com o ministro da Educação, Camilo Santana, em Brasília, que disse: “se tem campus, tem que ter universidade”.


Bebel também tem buscado apoio do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, e de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, assim como levou o pedido ao Ministério da Fazenda. A ideia de instalar um campus da Ufscar foi discutida inclusive pela deputada Professora Bebel com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, em encontro em São Paulo, no dia 17 de junho. Na primeira quinzena de agosto, uma comitiva de Piracicaba voltou a ter audiência no Ministério da Educação, que se comprometeu a criar uma comissão visando apresentar uma posição oficial sobre a reivindicação em 30 dias. Com isso, a expectativa é de que o MEC apresente essa posição justamente na audiência pública em Piracicaba, que reunirá lideranças políticas, ex-alunos, ex-professores da universidade.


Na cidade, o movimento pela universidade federal coleta assinaturas para abaixo assinado que será entregue ao Ministério da Educação (MEC). As assinaturas podem ser feitas online no link https://chng.it/vHcbzHWpd4, ou fisicamente as 9 às 14 horas, nas imediações do Poupa Tempo.


Komentáře


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page