Piracicaba (SP): aluna de 8 anos do Instituto Afropira é campeã na 10ª Volta do Mundo Bambas
- O Canal da Lili

- 17 de set.
- 3 min de leitura

Após Elaine Teotonio ser campeã na Seletiva Musical, categoria Adulto, da 9ª edição da VMB - Volta do Mundo Bambas, realizada em junho em Brasília (DF), Piracicaba (SP) teve também uma representante campeã na categoria Infantil/Juvenil, na mesma Seletiva Musical, agora no 10º VMB. Alice Sátiro Vieira, de 8 anos, foi vitoriosa na edição realizada em Maricá (RJ), entre os dias 10 e 13 de setembro, daquele que é considerado o “maior campeonato de capoeira do mundo”.
Filha de pais capoeiristas e músicos - Pamela e Gustavo -, aluna do Mestre Marquinho (capoeira) e de Elaine Teotonio (música), Alice demonstra seu talento desde bebê. Os pais também fazem aula no Instituto Afropira, em Piracicaba.
Quando foi aberta a seletiva, Elaine ensaiou seus alunos para se apresentarem e gravarem, conseguindo assim que, entre tantos talentos que o Instituto Afropira tem, fossem inscritos seis alunos, entre eles, Vinícius Teotonio, de 7 anos, filho de Elaine e Marquinho.
“Eu fiz esta parte de ensaio e gravação como uma vivência e para os alunos conhecerem este universo. Quando recebemos a notícia de que a Alice foi selecionada, foi uma emoção imensa. Ensaiá-la, preparar a música, a interpretação, organizar com Helena Modas que foi quem fez a roupa e com a Mirian Aguiar, que produziu o penteado dela (tranças), foi mágico. Estamos muito felizes com esta conquista”, comemora Elaine Teotonio.
Seletiva esportiva
Para participar da seletiva esportiva da Volta do Mundo Bambas, o atleta precisa ser selecionado em campeonatos parceiros do VMB. Um desses campeonatos é a Cicap - Copa Interior de Capoeira, realizada em julho, em que 100 atletas de 44 municípios vieram a Piracicaba. Os que ficaram entre o 1º e o 5º lugar tinham a chance de participar da seletiva do VMB.
Dois atletas do Instituto Afropira passaram e chegaram ao 10º VMB: Maria Eduarda Souza Christofoletti (Dudinha), na categoria Amador B Feminino (nascidos entre 1985 e 2006 com menos de 7 anos de capoeira), ficou entre os 4 finalistas. Gabriel Souza de Almeida (Ligeirinho), na categoria Infantil C Masculino (2014-2015), ficou entre os 16 melhores.

Atletas patrocinados pelo Afropira
O Instituto Afropira tem parcerias com grupos da região. Um atleta de Sumaré (SP) e um de Campinas (SP), ambos do grupo Capoeira de Valor do Mestre Cícero, alunos do Mestre Joguinho, se destacaram na Cicap – que foi a primeira experiência em campeonato de ambos.
Com a possibilidade de coachs de capoeira, além do professor/mestre, o aluno de capoeira pode trilhar um caminho como um atleta de alto rendimento e participar de uma equipe especializada neste treinamento.
Formado em Educação Física, com um trabalho de conclusão em que pesquisou o capoeirista como atleta de alto rendimento, Mestre Marquinho tem trabalhado com seus alunos preparando-os e levando-os a campeonatos, em que muitos deles têm alcançado o pódio em competições no interior.
Assim, Marquinho e sua parceira Elaine Teotonio criaram uma equipe de capoeiristas atletas, com o intuito de convidar alunos de outros grupos de capoeira para participarem destes treinamentos. Assim, foi feito o convite para esses atletas de Campinas e Sumaré. Lucas Ricardo Gonçalves de Brito (Carrapixo), que participou da categoria Juvenil C Masculino (2008-2009), chegou a passar fases e se destacou no VMB. Regis Victor Esechiel, foi o campeão na categoria Juvenil B Masculino (2010–2011).

“Regis foi passando por cada fase, uma emoção que não conseguimos explicar. Chegou nas quartas, onde a Dudinha tem chegado, e mesmo conhecendo esta sensação, para nós, foi uma experiência única. Mas ele tinha tudo para ganhar, então, sentamos momentos antes do jogo final, analisamos o concorrente dele, desenhamos uma proposta de jogo e, quando vi a execução, já senti que ganharíamos. Ouvir que ele ficou em primeiro lugar, foi algo que marcará para sempre minha caminhada. Meu primeiro atleta mentorado campeão”, afirma Mestre Marquinho.
Da Cicap para a VMB
Além de Regis, outros três atletas que passaram pela Cicap foram para Maricá e conquistaram a chance de competir no placo principal, ficando entre os 2 primeiros – no caso, os três ficaram em 2º lugar em suas categorias: Mariana Lopes Sales (Asa Branca), do município de Itapevi, competiu na categoria Juvenil B - nascidos em 2010 - 2011; Osmar Fraga Sobrinho (Mazinho), de Alvorada do Sul, participou da categoria Master Masculino e Luany Rafaele Saran (Cabeluda), de Americana, no Amador A Feminino (nascidos em 2007).






Comentários