• O Canal da Lili

Piracicaba (SP): 9º Festival Afropira está entre os contemplados no Juntos pela Cultura


O 9º Festival Afropira ocorrerá em novembro - Imagem: R. Silva

O Instituto Afropira e a ETC Produtora, de Piracicaba (SP), estão em êxtase. O Festival Afropira foi um dos 11 projetos contemplados no Edital Retomada (Categoria I) do Programa Juntos Pela Cultura, do Governo do Estado de São Paulo, realizado em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural). O Festival Afropira, que este ano chega em sua 9ª edição, será realizado nos dias 19 e 20/11, no Engenho Central. É um dos maiores eventos da cultura afro-brasileira do interior paulista, que reúne música, debates, culinária, oficinas, entre outras manifestações.


A conquista do edital foi possível devido a parceria da Semac com Elaine Teotonio - musicista e graduanda em produção cultural, e com o mestre de capoeira Marcos Farias - diretores do Instituto Afropira e sócios na ETC Produtora. “Não encontro palavras para descrever nosso sentimento por chegar agora, no mês de maio, com esta garantia para a execução do evento, além da complementação da Prefeitura, por meio do recurso destinado ao Festival. Agradecemos muito a confiança e parceria da Semac”, ressalta Elaine Teotonio.



De acordo com o secretário da Ação Cultural, Adolpho Queiroz, o programa Juntos Pela Cultura é muito importante, principalmente no quesito de estreitar parceria entre o Governo do Estado e as prefeituras, promovendo e fortalecendo a ação cultural e a produção independente. “Novamente ficamos muito honrados com a contemplação do Festival Afropira, que fomenta a arte e a cultura piracicabana em todo o Estado de São Paulo”, afirma Queiroz.


Neste ano, o Juntos Pela Cultura apresentou pela primeira vez o edital Retomada SP, um programa de apoio à realização de novas edições de festivais, em formato presencial, com mais de 5 edições nas áreas de artes cênicas, música, literatura, artes visuais, audiovisual, segmentos da economia criativa e cultura popular e tradicional.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon