top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba: Sema auxilia na criação de horta-escola a reeducandos do Centro de Detenção Provisória


Horta do CDP também conta com apoio da Fealq e Esalq/USP - Imagem: Prefeirura de Piracicaba

O Programa Municipal Patrulha Agrícola, oferecido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), auxiliou o CDP (Centro de Detenção Provisória) de Piracicaba na criação de uma horta-escola para os reeducandos da Ala de Progressão – Regime semiaberto. De acordo com o diretor do CDP, Maurício Gonçalves, o projeto Cultivando Oportunidades visa a instalação de uma horta com o objetivo de proporcionar conhecimento, com escopo educativo, social e ressocializador, de forma a criar oportunidades para a recolocação dos detentos no mercado de trabalho, viabilizando uma melhor reinserção da pessoa em sociedade.




O projeto conta com o apoio da Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz), que financiou o projeto, e o apoio pedagógico e orientativo dos alunos e professores do curso de engenharia agronômica da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiros). Todo o trabalho é acompanhado pela servidora do CDP, Lucimara Nogueira Brito.


“Este projeto é de suma importância no processo de ressocialização da pessoa, por meio do qual irá se produzir conhecimento e a capacitação de habilidades, bem como o resultado do que for produzido e colhido retornará em benefício dos próprios participantes, no caso, melhorando a qualidade nutricional e variedade das refeições servidas aos reeducandos e servidores”, explica Maurício Gonçalves.


Para o desenvolvimento da horta, a equipe da Sema realizou o gradeamento, preparo do solo e a criação de canteiros para plantio. De acordo com o diretor, o trabalho realizado foi essencial para agilizar o projeto, considerando tratar-se de uma área extensa. “A Sema prontamente nos atendeu, disponibilizando o maquinário e pessoal necessários para que déssemos início ao projeto, sendo fundamental esse apoio do poder público local”, conclui Gonçalves.


PATRULHA AGRÍCOLA

O programa Patrulha Agrícola visa auxiliar o trabalho de pequenos agricultores de Piracicaba com a locação de máquinas e implementos agrícolas para uso em terrenos produtivos. O preço para a prestação do serviço é cobrado por hora/máquina e abaixo do valor de mercado, para ser acessível aos produtores. “Desde o início desta gestão nossa intenção foi ampliar e fortalecer as ações do programa para atender a demanda crescente e oferecer novas operações”, ressalta a secretária da Sema, Nancy Thame.


Neste ano a Sema já adquiriu sete novos implementos para o programa: 1 grade aradora; 1 grade niveladora; 1 arado de aivecas; 1 roçadeira hidráulica; 1 arado subsolador; 1 enxada rotativa com encanteirador e 1 perfurador de solo com três brocas.



Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page