• O Canal da Lili

Piracicaba recebeu 4.040 doses da vacina Oxford-AstraZeneca para grupos prioritários

Com a entrega de mais 4.040 doses da vacina contra a Covid-19 ao município, nessa quarta-feira (27), a Prefeitura de Piracicaba, por intermédio da Secretaria de Saúde, vai dar continuidade à Fase 1 da campanha nacional de imunização, que abrange dois grupos prioritários: profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus e dos residentes e profissionais de ILPIs (Instituições de Longa Permanência de Idosos).


Moradores do Lar Betel receberam primeira dose da CoronaVac na quarta-feir (27) - Imagem: Divulgação/Prefeitura

O Governo do Estado enviou o segundo lote à sede da Diretoria Regional de Saúde (DRS-X), contendo 14.180 doses da vacina Oxford-AstraZeneca para serem distribuídas aos 26 municípios que a compõem, incluindo Piracicaba. Distribuição que ocorreu na manhã de hoje. O primeiro lote com 5.280 frascos do imunizante da empresa chinesa CoronaVac, produzido em parceria com o Instituto Butantan, chegou no último dia 21.


Portanto, Piracicaba já recebeu 9.320 doses de vacina contra a Covid-19, que estão sendo direcionadas ainda aos dois primeiros públicos prioritários da campanha. Conforme os novos lotes forem chegando, o público a ser vacinado também será ampliado, sempre conforme orientação e boletim técnico do Governo do Estado, que define exatamente a população a ser imunizada em cada etapa. As informações oficiais sobre esse processo estão sendo divulgadas pelo CSS (Centro de Comunicação Social) da Prefeitura.


Nesta quinta-feira (28), equipes da VE (Vigilância Epidemiológica) vão iniciar a imunização de 584 pessoas do Lar dos Velhinhos, entre residentes e profissionais que atuam na instituição. Na quarta-feira (26), 140 pessoas do Lar Betel também receberam a primeira dose da vacina. No sábado (30), deve ser concluída a aplicação da primeira dose nas 28 ILPIs existentes em Piracicaba.


O secretário de Saúde, Filemon Silvano, disse que a vacinação será gradual e ampliada conforme as doses sejam distribuídas pelo Governo do Estado. “O município tem se empenhado ao máximo para que, assim que as doses cheguem, as vacinas sejam aplicadas de forma segura e o mais rápido possível. Mas, é importante ressaltar que a vacinação avança no ritmo da produção das vacinas", explica.


VACINÔMETRO

Até quarta-feira (27), às 16h, a Prefeitura já aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em 2.132 pessoas entre idosos de ILPIS, profissionais que trabalham nessas instituições e profissionais da saúde que atuam na linha de frente de combate ao novo coronavírus (UPAs, hospitais públicos e privados e equipes da VE e da Atenção Básica).



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon