• O Canal da Lili

Piracicaba: “Quebradas e Culturas” realiza doação de livros e leva rap e cinema ao Novo Horizonte


Airan oTurco é uma das atrações - Imagem: Rafael Bitencourt

Com o objetivo de oferecer conhecimento como um presente de Natal, o projeto “Quebradas e Culturas” realiza em Piracicaba (SP) neste domingo (19), a partir das 16h, no Centro Comunitário do Novo Horizonte, doação de livros aos moradores, em ação oferecida pela Biblioteca Municipal de Piracicaba. O evento reunirá, ainda, shows de rap, batalhas de rimas e exibição de cinema. A entrada é gratuita.


Estão programados shows dos rappers Daniel Garnet, Vênus e Lua, além do artista local convidado, James. Haverá duelo de rimas com Airan o Turco e Guizão. O comando das pick ups é do DJ Poke. Shadow Man ficará responsável pelo grafite. Outra atração é a exibição do filme “Além da Lenda”. Com direção de Alisson Ricardo, a animação aborda as principais lendas do folclore brasileiro de maneira leve e bem-humorada.


A realização é da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Algoritmo Produções, Batalha Central, Tempo D Comunicação e Cultura e Biblioteca Municipal. O apoio é da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), Mike Mel de Tchay e Espaço Raízes.


Rappers Lua e Vênus se apresentam no evento - Imagem: Rafael Bitencourt

“Esse projeto é uma importante ação voltada à produção cultural nas periferias, que são muito ricas artisticamente. A ideia é ressaltar essa característica, evidenciar essa riqueza cultural, e ser mais uma forma de propiciar um diálogo com a sociedade, valorizando a diversidade existente nos diferentes bairros de Piracicaba”, afirma o secretário municipal da Ação Cultural, Adolpho Queiroz.


A coordenação do projeto é de Gilson Sabadin, Airan o Turco, Elisete Santos, Rafael Bitencourt e Mainá Rodrigues. Atenta aos cuidados em relação à pandemia, a organização disponibilizará algumas máscaras e também álcool em gel. A orientação é que o público mantenha um distanciamento entre as pessoas.


PROJETO

As cidades carregam no seu processo de desenvolvimento um conjunto de fraturas sociais, que se alojam nas periferias. Nesse contexto, o projeto “Quebradas e Culturas” surge como uma alternativa que permite a implementação de um espaço de diálogo com as comunidades periféricas, por meio da música, do cinema e da educação.


O sentido de pertencimento das pessoas às cidades pode ser facilitado por meio do acesso às políticas públicas locais e à informação, que constituem formas de construção da cidadania, a envolver diferentes mecanismos sociais. O aspecto cultural é fundamental no dia a dia dos moradores, já que funciona como um agente transformador da realidade social e, ainda, como difusor de conhecimento e de educação.


Rapper Daniel Garnet participa do evento - Imagem: Rafael Bitencourt

Assim, o projeto “Quebradas e Culturas” tem como objetivo criar um canal de articulação dos diversos bairros periféricos de Piracicaba e propiciar mais um espaço de divulgação das manifestações culturais locais.


SERVIÇO

Projeto “Quebradas e Culturas”: em Piracicaba (SP), neste domingo (19), a partir das 16h, no Centro Comunitário do Novo Horizonte, à rua Profa. Laura Fernandes de Campos Ferrari, 145. Entrada gratuita. Mais informações podem ser obtidas no Instagram: @quebradaseculturas .


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon