top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba: projeto ambiental abre inscrições a cursos gratuitos de podcast e vídeos para internet

Atualizado: 23 de mar. de 2023


Alunos do Projeto Ecoar de 2022 produzem vídeo - Imagem: Rafael Bitencourt

O “Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos” está com inscrições abertas, até o dia 9 de abril, para cursos gratuitos de podcasts e vídeos para a internet. Ambas as formações acontecem no formato semipresencial – com aulas on-line e um encontro presencial, em Piracicaba (SP), em cada curso – entre os meses de abril e junho. As inscrições podem ser feitas em https://bit.ly/ECOAR2023 ou pelo link disponível na biografia do Instagram do projeto: @ecoarpiracicaba.


A iniciativa é realizada pela Aiôn Socioambiental, Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente) e GMEA (Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental), com apoio da Oca (Laboratório de Educação e Política Ambiental) da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), Tempo D Comunicação e Cultura e Ciclo Vida Soluções Sustentáveis.



As formações de ambas as linguagens serão baseadas na educomunicação e têm como temas consumo consciente e resíduos sólidos. Serão abordadas ferramentas de produção de roteiro, captação e edição, além de educação ambiental, intervenção socioambiental e transformação social.


O Projeto Ecoar realiza os cursos pelo segundo ano consecutivo. Em 2022, durante o projeto, os participantes elaboraram cinco vídeos e cinco podcasts, que estão disponíveis on-line e podem ser acessados por meio do site da Aiôn Socioambiental (https://www.aionsocioambiental.eco.br/ecoar) e da página oficial da iniciativa no Instagram: @ecoarpiracicaba.


Características dos cursos

O curso de podcast acontece às terças-feiras, das 19h às 21h30, com aulas on-line entre os dias 25 de abril e 27 de junho. Haverá, ainda, um encontro presencial, em um sábado, na cidade de Piracicaba, além de tutorias e videoaulas complementares. Já o curso de vídeos para internet acontece às quintas-feiras, também das 19h às 21h30, com aulas on-line entre os dias 27 de abril e 29 de junho. A estrutura é a mesma, com um encontro presencial, em um sábado, na cidade de Piracicaba, além de tutorias e videoaulas complementares.


Os inscritos passarão por um processo de seleção, em que será dado prioridade para pessoas que moram em Piracicaba, preferencialmente, em diferentes regiões do município. Os participantes que concluírem os cursos receberão certificado.


Aula presencial do Projeto Ecoar em 2022 - Imagem: Rafael Bitencourt

Compõem a equipe do projeto Ecoar: Rachel A. Trovarelli (gestora ambiental e doutora em ciências ambientais), Rafael Bitencourt (jornalista e educomunicador), Bruno Garcia (engenheiro e educador ambiental) e Mariane Plana (gestora e educadora ambiental).


“Ambos os cursos visam formar pessoas para atuarem no campo socioambiental por meio da educomunicação. A produção coletiva e educadora de vídeos e podcasts tem como objetivo dar voz e mobilizar as comunidades em que vivemos para realização de intervenções socioambientais de maneira a transformar esses territórios. Estamos buscando caminhos para construir sociedades mais sustentáveis e justas, partindo da temática resíduos sólidos e consumo consciente. Ao longo dos cursos, trabalharemos com videoaulas, atividades de reflexão e diálogos em grupos e atividades práticas”, explica Rachel Trovarelli, coordenadora do projeto pela Aiôn Socioambiental.


SERVIÇO

Inscrições para cursos gratuitos de vídeos para internet e de podcast, realizados pelo “Projeto Ecoar – Educação, Comunicação, Ambiente e Resíduos”: até o dia 9 de abril, em https://bit.ly/ECOAR2023. Para mais informações, acesse o site https://www.aionsocioambiental.eco.br/ecoar ou o Instagram da iniciativa: @ecoarpiracicaba.




Opmerkingen


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page