• O Canal da Lili

Piracicaba: prefeito apresenta prestação de contas, LOA, projetos e desafios da Administração


O prefeito Luciano Almeida apresentou a prestação de contas, na quinta-feira (16) - Imagem: Andressa Mota/CCS

O prefeito de Piracicaba (SP), Luciano Almeida, apresentou, na noite de quinta-feira (16), no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, a prestação de contas do primeiro ano de administração e também a LOA (Lei Orçamentária Anual) para 2022, já aprovada pela Câmara Municipal. Durante sua explanação, ainda apresentou projetos e desafios para os próximos anos. “É um bate-papo, uma prestação de contas para falarmos um pouco a verdade que é o orçamento e dividir com vocês a realidade, quais os caminhos e quais os projetos que queremos implantar”, falou Luciano, ao iniciar sua apresentação.


Dentre as novidades, Luciano anunciou benefícios ao funcionalismo, com elaboração de plano de cargos e salários para áreas de educação e saúde e alterações no Estatuto da Guarda Civil. Para otimizar o atendimento à população, Luciano apresentou a intenção de novas fusões de secretarias e autarquias e a descentralização de estruturas da Prefeitura, com a implementação de ações de zeladoria em unidades operacionais locais, começando pelo bairro de Ártemis, além da implantação de um “centro cívico dois”, localizado no prédio que hoje abriga a Emdhap (Empresa Municipal de Desenvolvimento Habitacional de Piracicaba).


Outra proposta socializada com o público foi a implantação do projeto Novo Centro, que quer criar plano de ação para uma ocupação efetiva e eficaz do Centro da cidade, incluindo habitações, para que a cidade usufrua de área que já tem infraestrutura instalada e a municipalidade utilize recursos públicos com mais austeridade e eficiência.


Luciano ainda frisou durante sua explanação o apreço pela participação da sociedade na discussão dos rumos do município, lembrando que a atual gestão reativou de fato o Orçamento Participativo e estreitou o diálogo com Conselhos e com lideranças comunitárias. Como novo desafio, ressaltou a intenção da implantação do Pira 500/2040, documento que será elaborado com a participação da sociedade para levantar os desafios e preparar Piracicaba para os próximos 20 anos e uma cidade de 500 mil habitantes. Ao final da elaboração, com o plano de trabalho em mãos, a intenção é entregar o documento à Câmara Municipal para que ela acompanhe a implantação.


Propósito é tornar estes eventos mais frequentes para que a população tome conhecimento do que a gestão realiza e quer realizar. “Queremos realizar isso com mais frequência para que a sociedade acompanhe mais de perto nossa atuação em prol de Piracicaba”, enfatizou Luciano.


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon