• O Canal da Lili

Piracicaba: Oficina de Tingimento de Ovos de Santa Olímpia começa neste fim de semana


A oficina resgata um costume de mais de 120 anos e ocorre sempre próximo ao período da Páscoa - Imagem: Divulgação

O Café Tirol promove, a partir deste fim de semana, sua tradicional Oficina de Tingimento de Ovos. A programação acontecerá sempre aos sábados e domingos, nos dias 26 e 27 de março; 3, 9 e 10 de abril, das 9h às 11h. As inscrições são limitadas. Para participar é necessário fazer a pré-reserva com a organização do Café Tirol. O valor é de R$ 20,00 e está incluso o material.


A Oficina de Tingimento de Ovos acontece há mais de 10 anos. Segundo Ivan Correr, as famílias costumam se envolver muito nessa programação. “Percebemos que muitos pais fazem a reserva para as crianças, mas quando começa o tingimento também participam. Isso porque é uma sensação muito gostosa o processo de montagem, há muita expectativa para ver o resultado”, afirma.



O organizador da oficina explica que a ideia é compartilhar com o público as tradições da colônia tirolesa dos bairros Santana e Santa Olímpia. “Nossa proposta é apresentar para os visitantes, sejam eles vindos de outros bairros de Piracicaba ou de cidades da região, um pouco da nossa cultura e, assim, preservar as tradições. No dia da Páscoa, é nosso costume fazer o tingimento dos ovos com as crianças do bairro, envolvendo toda a comunidade”, destaca.


Diferentemente de 2021, esse ano a oficina volta ser presencial. Com isso, a escolha do trabalho vencedor acontecerá a cada encontro. “Não dá para dizer que é campeão o ovo mais bonito, porque cada um tem uma característica, mas será aquele que se destacar, com todas as plantinhas aparecendo, com harmonia”, diz Correr.


Oficina de Tingimento - Imagem: Divulgação

A atividade conta com o apoio cultural do Café Morro Grande, que premiará o trabalho que mais se destacar em cada dia. Serão cinco cestas repletas de produtos e brindes. Segundo Correr, quem faz essa avaliação são os moradores do bairro. “Levamos os ovos principalmente para os noninhos (vovozinhos) escolherem aqueles que eles mais gostam”, detalha.


A memória mais antiga de Correr sobre essa tradição, é dele com os primos procurando plantas para tingir os ovos. “Eu tinha cerca de quatro anos. Lembro de irmos buscar macela, outras plantinhas e casca de cebola. Depois, nós nos reuníamos na minha vó, sentávamos todos juntos e montávamos os ovos no tecido. Fazíamos um ninho de flores, colocávamos o ovo ali, depois amarrávamos bem e colocávamos para cozinhar. Enquanto cozinhava, a gente brincava. Era um momento de união da família, que também acontece nas oficinas”.


Antes do surgimento dos ovos de chocolate, era tradição de muitos povos presentear amigos e familiares com ovos de galinha decorados a mão. Após séculos, essa cultura se solidificou em vários países do hemisfério norte, que celebravam a chegada da primavera. Os imigrantes tiroleses que vieram para Piracicaba, há cerca de 130 anos, mantiveram esse costume e atualmente compartilham sua história, por meio da Oficina de Tingimento de Ovos.


Os bairros Santa Olímpia e Santana são um espaço no Brasil onde é possível encontrar a cultura tradicional tirolesa. O Tirol é uma região da Áustria, localizada muito proximamente da Itália. Por isso, reúne uma cultura única e muito rica. Os imigrantes começaram a se instalar em Piracicaba a partir de 1892.


Devido a um grande trabalho dos moradores de Santa Olímpia para manter e valorizar a cultura tradicional, o local tornou-se também um polo turístico, com programação de eventos, gastronomia, passeios, hospedagem, comércio e artesanato. Conta ainda com um coro e um grupo de danças, que costuma integrar as festas populares, sempre repletas de comida tradicional e vinho artesanal. A Oficina de Tingimento de Ovos integra essa programação, que visa valorizar as tradições culturais da colônia tirolesa.


SERVIÇO

Oficina de Tingimento de Ovos Café Tirol: sábados e domingos, dias 26, 27 de março; e 03, 09, 10 de abril, das 9h às 11h. Local: Café Tirol (rua Santa Olímpia, 160, no bairro Santa Olímpia. Valor: R$ 20,00 incluso o kit para tingimento de ovos. Pré-reserva: (19) 99185-8268 (WhatsApp). Apoio: Café Morro Grande

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon