top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Piracicaba: evento do "Corredor Caipira" e Horto de Tupi une educação ambiental, cultura e arte


Projeto Corredor Caipira é um dos idealizadores do evento - Imagem: Jessica Lane

Acontece neste sábado (13), das 8h às 16h, na Estação Experimental de Tupi - Horto de Tupi -, em Piracicaba (SP), o evento “Dia O Horto é Nosso”, que reúne atividades de educação ambiental, cultura e arte, voltadas ao público de todas as idades. A entrada é gratuita e a idealização é do projeto “Corredor Caipira: Conectando Paisagens e Pessoas”, que tem patrocínio da Petrobras, e do Horto de Tupi (Prefeitura de Piracicaba).


O evento será realizado de forma conjunta com o Espaço Pipa, o Centro de Reabilitação de Piracicaba, a Avistar (Associação de Atendimento a Pessoas com Deficiência Visual), Assupira (Associação de Surdos Libras Piracicaba), o Grupo Desafios e Práticas Educativas da Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo), a Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e o Programa Ecofalante Universidades.



Além destas instituições, que também realizarão atividades, haverá oficinas ministradas por: Pajé Rosivaldo, Julia Madeira (educadora), Isabela Faccin (educadora), Roberta Borges (educadora), Nina Neder (arte-educadora), Julia Nascimento (arte-educadora), Monica Estela (arte-educadora), André Castanho (arte-educador) e Samuel Zanatta (instrutor de yoga).


O “Corredor Caipira” é realizado pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz) e pelo Nace-Pteca (Núcleo de Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental) da Esalq/USP, com patrocínio da Petrobras.


“Vem pro Horto”

A atividade compõe o “Vem pro Horto”, programa de educação ambiental que busca aproximar a comunidade do Horto e torná-lo cada vez mais um espaço educador sustentável, realizado pela Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente) de Piracicaba, Instituto de Pesquisas Ambientais e Oca/Esalq/USP, com diversos parceiros. A programação é construída de forma participativa no início de cada ano. No canal “Estação Experimental de Tupi” no YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCuYfgaMBmvwnosiu7bYEjVg) está disponível um vídeo sobre esse programa educativo.


Os eventos do “Vem pro Horto” são sempre gratuitos, abertos a toda a comunidade e agora são realizados com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semutran), Guarda Civil e Tupi Transportes, e contam com uma linha de ônibus gratuita, que sai do Terminal Central em direção ao Horto de Tupi.


A cada evento são divulgadas as informações referentes aos horários dessa linha especial. Para o sábado (13), os horários de saída do ônibus do TCI (Terminal Central de Integração) são: 7h10 e 12h10, e os horários de retorno são 13h e 16h30. Itinerário: g2g.to/ue1F.


Troca de experiências e ideias

O objetivo da ação deste sábado, 13, é permitir um dia de encontro, ao possibilitar contato com a natureza, além de troca de experiências, ideias e inspiração, em um espaço propício para o aprendizado socioambiental, que é o Horto de Tupi. O evento também faz parte da Itinerância 11ª Mostra Ecofalante de Cinema – Piracicaba, com exibição e diálogo sobre o filme “Crescer onde Nasce o Sol”.


Estão programadas atividades como oficinas de restauro e diálogos sobre a floresta, observação de pássaros, trilha sensorial, aula de yoga, oficina de beleza e autoestima, quick massage e exibição de filme. Haverá, ainda, oficinas de arte e movimento, pintura facial, tintas naturais, diversidade da floresta e cozinha sensorial, contação de histórias, atividades de cultura afrocaipira e apresentação musical.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page