Com a finalidade de comemorar com os estudantes o Dia das Crianças, a Escola Estadual “Hélio Penteado de Castro”, em Piracicaba (SP), promoveu na última semana uma eletiva de futebol envolvendo a comunidade escolar. O evento foi coordenado pelos professores José Carlos da Fonseca e Benedito Moreira e visou unir a prática do futebol, que é a grande paixão de crianças e adolescentes, com as comemorações do Dia das Crianças.
De acordo com os professores, ainda, essa eletiva foi criada para ajudar os alunos da escola a desenvolverem o projeto de vida: “A maioria de nossos alunos têm como projeto de vida ser jogador de futebol. Muitos não valorizam a escola, pois não veem sentido entre a escola e seu projeto de vida. Embora saibamos que a escola é fundamental para qualquer profissão. Assim criamos essa disciplina para mostrar aos alunos que para chegar a ser um jogador profissional há um longo caminho a percorrer”, destaca o professor José Carlos.
Conforme os professores, ainda, a eletiva foi marcada ainda por treinos físicos, táticos e técnicos, orientação de como realizar peneiras e trabalha com outras disciplinas do currículo como ciências e matemática, ressaltando a importância da alimentação e cálculo do índice de massa corporal. “Também discutimos temas importantes do cotidiano como o futebol feminino e suas dificuldades, o racismo dentro do futebol, inclusive um tema bastante abordado devido ao preconceito em relação à jogadores negros, como o caso do Vinícius Júnior, ressalta o professor Benedito.
Segundo eles, o torneio de futebol teve o intuito de ressaltar a importância dessa fase da vida e envolvê-los em uma competição formal com acesso a súmula, arbitragem, tabela, premiação. Para a realização desta atividade, ocorreu a colaboração da Liga Piracicabana de Futebol, da Subsede da Apeoesp e da deputada estadual Professora Bebel (PT), e da diretora da EE “Hélio Penteado de Castro”, Flávia Modolo. “Com este apoio, foi possível promover palestras, súmulas e arbitragem, o que, sem dúvida, contribui para a formação desses estudantes”, contaram os professores coordenadores.
Comments