• O Canal da Lili

Paradas Pro Sucesso: Concurso Cultural reuniu 95 trabalhos de estudantes de Piracicaba


Da esquerda para direita: Christina Negro, Sandra Marques, Juliana Pevitalli, Maíra dos Santos - Imagem: Crédito: Arquivo pessoal

A solenidade de premiação do Concurso Cultural Paradas pro Sucesso, realizada na última sexta-feira (27) na Escola Estadual Dr. Prudente de Moraes, reuniu pais, familiares, professores, funcionários e os três finalistas de cada modalidade, além de autoridades. Presidiram a mesa o professor Fábio Augusto Negreiros, dirigente de Ensino da Região de Piracicaba e a médica Juliana Previtalli, uma das idealizadoras da campanha Paradas pro Sucesso.


O concurso reuniu 95 trabalhos de estudantes entre vídeo (13 produções) e desenho (82 obras) de 24 escolas estaduais dos ensinos fundamental e médio de Piracicaba. A iniciativa resultou de uma parceria entre a Diretoria de Ensino Região de Piracicaba e a campanha antitabagista Paradas pro Sucesso para estimular a criatividade e as habilidades artísticas dos alunos, além de promover a discussão sobre o tema.


Entre as autoridades presentes estiveram a diretora do Cratod (Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas) da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, Sandra da Silva Marques, o presidente da Câmara de Veradores, Gilmar Rotta e a diretora do departamento Cultural da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Sueli Lopes Garcia.


Juliana disse que o “concurso está mais vivo do que nunca e teve duplo objetivo: conscientizar o fumante de que o tabagismo é uma doença e ao amesmo tempo blindar os jovens contra o assédio da poderosa indústria tabageira” e completou que os trabalhos dos estudantes superaram as expectativas tanto em qualidade como em criatividade.


Para Negreiros, a defesa da vida saudável é fundamental, especialmente neste momento de pandemia que exigiu empenho de todos. “Agradeço as famílias, os professores e todos que arregaçaram as mangas para enfrentar as estratégias das empresas de tabaco que querem viciar nossos jovens e adolescentes. Este evento renova a vida e dá vontade de continuar nosso trabalho”, destacou o dirigente regional de Ensino.


Sandra disse ser esta a primeira vez que participava de um evento deste tipo no interior e destacou que seria importante adotar iniciativas similares em outros estados e, até mesmo, no Ministério da Saude. “Investir na prevenção é melhor do que investir nos hospitais. Os jovens representam o futuro do nosso mundo e o tabagismo e o alcoolismo são assuntos que precisam ser trabalhados pela Educação”, afirmou.


Para Rotta, o concurso possibilitou a opotunidade de os alunos discutirem o assunto com os professores, com familiares e, principalmente com outros colegas. “Este não é só mais um projeto para estimular a parar de fumar, mas sim para levar informação de forma construtiva na vida desses jovens”, enfatizou o presidente da Câmara de Vereadores.


Sueli, que trabalhou em uma casa para recuperação de dependentes químicos, contou que eles diziam que o cigarro era mais difícil de abandonar e que o filho, falecido com 18 anos de câncer, dizia que gostaria muito que os jovens vissem a luta de outros jovens para viver e que gostaria que eles se cuidassem melhor.


O concurso vai premiar as categorias Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino médio nas modalidades desenho e vídeo. Os prêmios são bolsas de estudo de 100% oferecidas por escolas de música e de artes da cidade. Os segundos e terceiros lugares receberam certificado da conquista.


Na categoria Ensino Fundamental I, modalidade Desenho, Samuel Augusto Morales Camargo (5º ano da EE Jaçanã A. Pereira Guerrini) conquistou o primeiro lugar e recebeu bolsa de estudos no Estúdio Di Canto. O vencedor da categoria Ensino Fundamental II, modalidade Desenho foi Gabriel Araújo Ciachi (9° ano EE Catharina Casale Padovani) que ganhou bolsa de estudos na Escola de desenho Visuart. O segundo lugar ficou para Tiago Felipe Alves (8° ano EE Dr. Prudente) e o terceiro, para Sophia Tanck Cardoso (8°ano EE Dr. Prudente).


A categoria Fundamental II, modalidade Vídeo premiou no primeiro lugar Pedro Henrique Previde (8°ano EE José de Mello Moraes) com bolsa de estudos na Escola Momento Musical.

Melody Sophia Oliveira Rodrigues (6°ano EE Francisco Mariano da Costa) e Maria Eduarda Ap. dos Santos (9°ano EE Dr. Prudente) ficaram em segundo e terceiro lugares respectivamente.


O primeiro lugar da categoria Ensino Médio, modalidade Desenho foi para Thiago Marcelino Scarpin (1ª série EE Abigail de Azevedo Grillo), que recebeu bolsa de estudos na Newton Oliveira Models. Cristian Maurício Pereira de Arruda (1ª série EE Dom Eduardo Milad Koaik) ficou em segundo lugar e Larissa Gonçalves Próspero (1ª série da EE José Martins de Toledo) em terceiro, nesta categoria.



  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon