top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Papeleiros realizam encontro estadual para debater início da campanha salarial


Diretores do Sintipel que estarão participando do encontro estadual dos papeleiros - Imagem: Divulgação

Trabalhadores das indústrias do papel, papelão e artefatos de papel de diversas regiões do Estado de São Paulo se reúnem em encontro estadual da categoria, nesta quinta e na sexta-feira, dias 7 e 8 de julho, para dar início aos preparativos da campanha salarial da categoria. A informação é do presidente do Sintipel (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Papel, Papelão e Cortiça de Piracicaba), Emerson Cavalheiro, que participa do evento, que acontecerá no centro de lazer dos comerciários, na cidade de Praia Grande, juntamente com outros seis dirigentes da entidade.


De acordo com o presidente do Sintipel, nesse encontro será debatida e tirada as principais bandeiras para a campanha salarial deste ano. “Esse encontro estadual, que já é tradicional, reunirá trabalhadores de diversas partes do Estado, é o pontapé oficial da campanha salarial, uma vez que estabelece as diretrizes de todo esse processo tanto quanto à pauta de reivindicações como com relação à mobilização dos trabalhadores para que o processo de negociação seja vitorioso”, conta.



Como forma de preparar a categoria, no encontro será debatida a atual conjuntura política e econômica, considerando inclusive as eleições deste ano, considerada fundamentais, de acordo com Emerson Cavalheiro, para os trabalhadores, que devem avaliar bem as propostas que serão apresentadas e elegerem um candidato a presidente que tenha preocupação com todos os brasileiros, e não com apenas o segmento liberal, assim como eleger deputados comprometidos com a classe trabalhadora, para que ocorra a revisão na reforma trabalhista que tirou direitos históricos dos trabalhadores e políticas públicas que contemplem as necessidades da população.


No primeiro dia do encontro, no período da manhã, técnico do Dieese fará análise de Conjuntura Econômica e balanço das Negociações, enquanto que no período da tarde, Alysson de Sá Alves , do DIAP, abordará o tema “Conjuntura Política econômica e Social do Brasil”. Em seguida haverá apresentação das bandeiras de lutas para a campanha salarial deste ano. No dia 8, pela manhã, o economista Daniel Matos, tratará o tema “ Cenários e situação econômica RX dos 3 setores da categoria”, seguida de discussão e aprovação das estratégias da campanha salarial da categoria, que tem cerca de 1.500 trabalhadores na base do Sintipel e data-base em primeiro de outubro.


Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page