top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Orquestra Sinfônica de Piracicaba celebra os 70 anos de Tetê Espíndola, no ginásio do Sesc dia 22


Tetê Espíndola é a solista convidada dos concertos da OSP - Foto: Alexis Prappas

Conhecida como a cantora que tem "os pássaros na garganta", Tetê Espíndola será homenageada no próximo concerto da OSP - Orquestra Sinfônica de Piracicaba. A artista pantaneira é a solista convidada dos concertos, que celebram seu aniversário de 70 anos e contam com um programa repleto de grandes sucessos, entre eles "Escrito nas Estrelas". O show "Tetê - 70 anos" tem regência do maestro Jamil Maluf. São duas sessões no ginásio do Sesc Piracicaba, às 16h e 19h deste sábado (22), com entrada gratuita.


Maestro emérito da OSP, o piracicabano Jamil Maluf conta que a sua relação de proximidade com Tetê Espíndola vem da década de 1980, quando era o regente titular da então Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, no Theatro Municipal de São Paulo. Em 1986, ele convidou a cantora para participar da série Outros Sons. "Fizemos uma temporada de enorme sucesso no auditório do Museu de Arte de São Paulo, o Masp", relembra Jamil.


Ele destaca ainda a feliz coincidência do aniversário de 70 anos de Tetê Espíndola. "Recebi o convite para reger dois concertos nesta Temporada da OSP. Estudando possibilidades de repertório, pensei que talvez fosse interessante convidar uma cantora e me lembrei da Tetê Espíndola, que nunca cantou com a Sinfônica de Piracicaba. Assim que liguei para ela, aceitou de imediato e me contou dos seus 70 anos de vida. Foi a certeza de que o convite tinha sido feito no momento certo", diz.


Ainda sobre a cantora, compositora e instrumentista natural do Mato Grosso do Sul, Jamil Maluf destaca que o show concebido para o Sesc Piracicaba é uma forma de evidenciar o legado de mais de 45 anos de carreira de Tetê, marcada por 20 álbuns lançados. "Acredito que esse espetáculo envolverá o público do começo ao fim, pois Tetê consegue despertar o imaginário coletivo e nos seduzir com sua voz inigualável", completa o maestro.


PROGRAMA

Tetê Espíndola se apresenta em Piracicaba acompanhada de Adriano Magoo ao piano, além dos 60 instrumentistas da OSP. Para o show, incluiu as obras "Cunhataiporã", que em tupi-guarani significa menina bonita e composta pelo irmão Geraldo Espíndola; "Curupaco", que fez parte da trilha sonora do longa-metragem "Mônica e a Sereia do Rio", de 1987, composta com o marido, Arnaldo Black. Ainda fruto da parceria musical do casal está "Águas Irreais".


Também faz parte do repertório "SuperLua", escrita com Marta Catunda; "Devoção", fruto de parceria com o irmão caçula, Jerry Espíndola; e duas obras assinadas com Carlos e Iara Rennó, respectivamente: "Na Chapada" e "Yacoãna". Escrita em 1982 com o amigo Arrigo Barnabé, Tetê também canta "Paisagem Fluvial".


SUCESSO

A tão esperada "Escrito nas Estrelas" é a obra que encerra o programa. A canção foi lançada em 1985, com música do marido de Tetê, Arnaldo Black, e letra de Carlos Rennó. A canção conquistou o 1º lugar no Festival dos Festivais da TV Globo e o disco lançado pela Polygram vendeu 50 mil cópias em uma única semana.


O sucesso voltou com força em 2023, após Márcia Fu, ex-jogadora de vôlei da seleção brasileira, cantar um trecho no reality show A Fazenda. Já são mais de 400 milhões de compartilhamentos no Tik Tok, 720 mil ouvintes no Spotify e 28 milhões de acessos no Youtube. Recentemente, a cantora Lauana Prado regravou a canção, em seu álbum "Raiz".


Todos os arranjos das canções estiveram aos cuidados de Felipe Coelho, que também é trombonista da OSP. A exceção fica para a canção "Águas Irreais", arranjada por Alexandre Mihanovich.


OSP será regida pelo maestro emérito Jamil Maluf - Foto: Nanah DLuize

ABERTURA

Para a abertura do concerto, o maestro Jamil Maluf selecionou as "Danças Húngaras" números 1, 3 e 10, na qual o compositor alemão Johannes Brahms se baseou nas danças folclóricas húngaras de origem cigana, com andamentos variados, ritmos animados e passagens virtuosísticas.


As apresentações são realizadas com recursos da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural, e têm o patrocínio prata da Drogal, Hyundai e Phinia, apoio do Sesc Piracicaba e Secretaria Municipal de Educação. São parceiros a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle), Ibis Styles Piracicaba, Monte Sul, Padaria do Vovô, Jornal de Piracicaba, Rádio Educativa FM e Rádio Jovem Pan Piracicaba.



SERVIÇO

Concerto "Tetê - 70 anos", com a Orquestra Sinfônica de Piracicaba e Tetê Espíndola. Dia 22 de junho, às 16h e 19h, no ginásio de eventos do Sesc Piracicaba (rua Ipiranga, 155, Centro). Entrada gratuita. Retirada de ingressos presencialmente na bilheteria do Sesc, no dia do espetáculo, a partir das 9h30. Acomodação em cadeiras. Mais informações: osp.art.br ou via Facebook e Instagram @sinfonicapiracicaba.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page