• O Canal da Lili

On-line: Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta a ópera A Moreninha, nesta sexta (18)


A ópera foi gravada inteiramente na sala 1 do Teatro Dr Losso Netto e será exibida nesta sexta (18) - Imagem: Justino Lucente

No ano de seu 40º aniversário, a OSU (Orquestra Sinfônica da Unicamp) oferece ao público piracicabano, como parte das comemorações dos 100 anos da Semana de Arte Moderna, a ópera A Moreninha, baseada no livro homônimo de Joaquim Manoel de Macedo. A obra tem libreto de José Maria Ferreira e música composta por Ernst Mahle. A apresentação, uma parceria entre a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) com a Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), foi gravada inteiramente na Sala 1 do Teatro Dr. Losso Netto, nesta semana, fechada ao público, e será exibida nesta sexta-feira (18), às 18h, on-line pelo canal da TV Unicamp, acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=n3gNiInGx_E .


São 13 atores/cantores, 22 instrumentistas e uma grande equipe que se encarregam de levar o romantismo e a alegria da obra ao palco, contada por meio de encontros e desencontros dos enamorados Augusto e Carolina, de figuras peculiares, como o apreciador de vinhos Sr. Keblerc, a simpática e acolhedora senhora D. Ana e a hipocondríaca D. Violante, aliados a elementos modernistas que estão presentes no figurino, no cenário minimalista e na orquestra, que fica junto aos cantores no palco, e não no fosso, como é comum.


A Moreninha teve sua estreia em Bonn, na Alemanha, em 1992, e foi apresentada em várias cidades do Brasil, como Piracicaba, Rio Claro, Campos de Jordão, São Paulo, Londrina e Campinas. “Não é que a obra tenha uma relação direta com a Semana de Arte Moderna de 22, mas o fazer ópera brasileira certamente é uma forma de seguir o que o movimento estava buscando e depois no antropofagismo, de se cantar em brasileiro, não simplesmente fazer um repertório eurocêntrico como sempre foi feito por conta da música erudita. Foi escolhida A Moreninha por ser um projeto de pesquisa de doutorado de uma piracicabana, a Raíssa Amaral, que tem trabalhado com a obra do Mahle há tempos, e por ser uma obra genuinamente brasileira”, salienta o professor e diretor do espetáculo, Ângelo Fernandes.


Raíssa Amaral, que é piracicabana, interpreta Carolina e é responsável pela preparação musical. “Meu primeiro contato com a música e com o canto foi com o compositor Ernst Mahle, quando iniciei meus estudos, na Escola de Música que leva seu nome. No momento que precisei escolher o projeto de doutorado escolhi essa obra, A Moreninha, que já havíamos montado em Piracicaba, foi a segunda montagem, a primeira foi há 30 anos, também com alunos da Unicamp. Mahle se encaixa perfeitamente nas características do movimento modernista de 1922, pela sua peculiaridade na escrita, que agrega elementos românticos com o atonal”.


“A busca por parcerias como essa visa criar atividades que contribuam para a cultura em toda nossa região. A ópera A Moreninha, de Ernst Mahle, é o primeiro de muitos outros projetos que virão entre a pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual de Campinas e a Secretaria Municipal da Ação Cultural. Viva os 100 anos da Semana da Arte Moderna!”, comemorou o secretário da Semac, Adolpho Queiroz.


A direção-geral é do professor Angelo Fernandes, direção musical e regência de Cinthia Alireti e direção cênica e cenografia de Felipe Venâncio. No elenco estão Raíssa Amaral, Vinicius Cestari, Clóvis Português, Leandro Cavini, Daniel Luiz, Katherine Vitória, Juliana Kreling, Rafaela Duria, Luiza Campagnolo, Sara Migliori, Luiz Felipe Sousa, Amanda Amorim, André Hernandes. A preparação musical dos cantores é de Raíssa Amaral e produção artística da Ocupação Lírica de Teatro Itinerante. Coordenação do professor Angelo Fernandes e professora Denise Garcia (associada).


O evento tem apoio do diretor do Teatro Municipal Dr. Losso Netto, Rui Kleiner, e da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).


SERVIÇO

Orquestra Sinfônica da Unicamp apresenta a Ópera A Moreninha de Ernst Mahle: nesta sexta-feira (18), às 18h, on-line pelo canal da TV Unicamp acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=n3gNiInGx_E .




  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon