• O Canal da Lili

On-line: I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra


O evento é totalmente gratuito, 100% digital e será transmitido ao vivo, pelo YouTube - Imagem: Divulgação

A Funafro (Fundação Instituto de Negócios e Afroempreendedorismo), o Nurap (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social) e o 1MiO (1 Milhão de Oportunidades) apresentam o I Conejune (Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra), que acontece nos dias 13, 14 e 15 de julho, das 9h às 12h. "Acreditamos que compartilhando histórias e trazendo novas perspectivas, conseguiremos incentivar os jovens a saírem da invisibilidade. Tenho certeza de que a partir do congresso, eles poderão sonhar com novas possibilidades de trabalho, pois o conteúdo será de grande aprendizagem, principalmente, e o mais importante, poderão colocar na prática tudo que verão nos três dias de imersão absoluta", explica Marilene Lima, presidente da Funafro e a idealizadora do congresso.


O evento é totalmente gratuito, 100% digital e será transmitido ao vivo, pelo YouTube e simultaneamente pelo Facebook da instituição e conta com 15 palestrantes, são eles: Vitor Martins (Diversity & Inclusion Specialist), Wellington Vitorino (Founder & CEO Instituto Four), Débora Venâncio (sócia da Macambira Sociocultural), Dirlene Silva (economista), Alê Santos (escritor afrofuturista e podcaster), Felipe Gonzalez (Youth Innovation Specialist, Unicef Brasil/1Mio), Zé Roberto (atleta, ex-jogador de futebol), Claúdio Oliveira (Social Responsibility) Juliane Lourenço (Consultora de RH e Gestão de Pessoas e Docente), Moisés Carvalho (sócio da Brazza Hamburgueria Artesanal), Ricardo Candiota (professor da Clínica do Atleta), Pablo Juan (Head of Technology & Digital Platforms da Ness Health, Forbes Black Innovators), Ary Scapin (gerente de Projetos da Adesampa), Simone Lopes (gestora do CIEE de Guarulhos e Mogi das Cruzes) e Uillian Campos (sócio da TDL).


O I Conejune tem apoio institucional do Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura de São Paulo e AdeSampa. "A iniciativa 1 Milhão de Oportunidades trata-se da maior articulação pelas juventudes do Brasil. É uma coalizão de esforços de diversos setores da sociedade que visam fomentar a participação cidadã. Nossa expectativa é enfrentar o desafio da empregabilidade e da desigualdade no Brasil a partir da criação de oportunidades para os jovens em situação de vulnerabilidade", explica Felipe Gonzalez, Youth Innovation Specialist, Unicef Brasil/1MiO .


No evento, haverá o quadro de revelação de novos talentos, com jovens de 15 estados brasileiros que fazem a diferença em seus territórios por meio do empreendedorismo, academia ou comunidade que atuam. Além disso, haverá a premiação para o "Jovem Empreendedor", "Jovem Liderança" e para a "Empresa Top Contratação", do ano de 2021 .


"Em 44 anos da minha existência, resistência e medos, esta é a primeira vez que de fato me sinto viva com segurança. O Congresso será para mim o despertar de um suspiro preso por muitos anos. A importância dele é saber que muitos jovens não vão precisar esperar tanto para falar! A parceria do Nurap com a Funafro nos torna mais fortes. Nos vejo unindo existências, resistências e medos para melhor abraçarmos as dificuldades dos nossos irmãos e irmãs. Nossas experiências serão multiplicadas e assim chegaremos com mais força aos que precisam", explica Ágata Dourado, coordenadora de Práticas Pedagógicas do Nurap.


FUNAFRO (https://www.funafro.com.br)

Criada pelos executivos Marilene Lima, cofundadora e presidente, Paulo Gonçalves, cofundador e diretor de operações e Joaquim Xavier, cofundador e diretor de novos negócios com intuito de capacitar e desenvolver afroempreendedores por meio do uso de ferramentas de gestão administrativas, finanças, plano de negócios, planejamento estratégico, gestão por processos e marketing, automatização de seus negócios para transformar as perversas estatísticas de maior informalidade da mulher negra, baixa lucratividade dos negócios gerenciados por afrodescendentes, dentre outras com metodologia exclusiva através de suas oficinas, workshops, seminários e eventos. Além disso, a Funafro cria programas de fomento aos negócios para seus quatro pilares: mulheres negras, melhor idade, tecnologia e jovens.


NURAP (www.nurap.org.br)

Designado a acolher e desenvolver pessoas pertencentes às classes minorizadas, nasce em 22 de janeiro de 1987 o Nurap (Núcleo de Aprendizagem Profissional e Assistência Social), fundado pelo Rotary Club Brooklin e Rotary Club Morumbi, com o princípio de incluir pessoas às oportunidades efetivas na sociedade. Desde meados de agosto de 2019, o Nurap decidiu se juntar oficialmente ao plano de ação da Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) onde atualmente, já contemplava 8 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) e luta diariamente para fazer parte para a contribuição de todos até o fim desta agenda. Agora, sendo efetivamente parte do Pacto Global da ONU em 2021, o Nurap se responsabiliza ainda mais pelo apoio aos objetivos estabelecidos e busca atingir ainda maiores avanços com o cumprimento dos pontos estabelecidos pela agenda. Dessa forma, mantendo uma visão progressista e contribuinte ao alcançado até agora. Atendendo de forma totalmente gratuita, no Nurap, são desenvolvidos projetos e programas que fomentem a promoção humana de acordo com a necessidade da população, a ampliação dos direitos da sociedade e principalmente da querência em atender a uma demanda reprimida. Em sua história, mais de 34.000 pessoas já fizeram parte dos dos projetos e programas do Nurap.


1MiO (https://www.1mio.com.br)

O 1MiO, apelido carinhoso do projeto, 1 Milhão de Oportunidades, trata-se da maior articulação para juventude no Brasil. A iniciativa é parte das diretrizes das Nações Unidas e tem apoio do UNICEF no Brasil, a OIT (Organização Internacional do Trabalho) e de mais de 60 outros parceiros da sociedade civil e instituições públicas ou privadas, além de pessoas e coletivos engajados em criar oportunidades de: educação de qualidade, conectividade, formação de competências digitais e participação cidadã̃, capacitação profissional e acesso ao mundo do trabalho nas categorias de aprendiz, estágio e emprego DECENTE para adolescentes e jovens (14 a 24 anos) em situação de vulnerabilidade. O destaque da palavra DECENTE não é aleatório. Trabalho decente é um conceito formalizado mundialmente pela OIT em 1999 e sintetiza a missão histórica da luta por direitos humanos. Trabalho decente pressupõe uma série de oportunidades para que homens e mulheres tenham acesso a trabalho produtivo e de qualidade, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a redução das desigualdades sociais, a garantia da governabilidade democrática e o desenvolvimento sustentável. Na prática, o 1MiO promove uma coalizão entre empresas, representantes de setores produtivos e governamentais, instituições de ensino, representantes da sociedade civil, coletivos de periferias e comunidades, jovens voluntários dos programas do UNICEF e, ainda, cidadãos individualmente comprometidos com a inclusão socioprodutiva de jovens em situação de vulnerabilidade. A proposta contempla, em seu âmago, o fortalecimento das vozes da juventude e fomenta a autonomia e liberdade para que os jovens mobilizem seus próprios territórios. Trocas de conhecimento entre si e com diferentes setores da sociedade fazem parte da estratégia de mobilização do 1MiO. A ideia é canalizar esforços, promover encontros e parcerias e, assim, mudar toda uma geração.


SERVIÇO

I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra: Dias: 13 (terça), 14 (quarta) e 15 (quinta) de julho, das 9h às 12h. Ingresso: gratuito. Onde: transmissão on-line pelo YouTube. Inscrição: via plataforma Sympla (I Congresso Nacional de Empreendedorismo e Empregabilidade da Juventude Negra | Online - Sympla). Contatos: (11) 2879-9199 telefone e WhatsApp. E-mail: eventos@funafro.com.br . Sites: https://www.funafro.com.br , https://www.nurap.org.br e https://1mio.com.br/node/1. Redes sociais: @funafrogestao, @nurap e @1mioportunidades.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon