top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

O Canal da Lili terá enrevistas com candidatos a deputados da Região Metropolitana de Piracicaba


O 1º turno das eleições será no dia 2 de outubro - Imagem: Divulgação/TRE

Texto: Eliana Teixeira

No dia 2 de outubro deste ano, os eleitores irão às urnas para escolha de cinco cargos eletivos: presidente da República, 27 governadores estaduais (26 estados mais o Distrito Federal), senadores - três vagas para cada uma das 27 unidades federativas -, deputados federais e deputados estaduais. O 1º turno das eleições será no dia 2 de outubro e, se necessário, o 2º turno acontecerá em 31 de outubro. A ordem de votação na urna eletrônica será a seguinte: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Visando a importância de se eleger legisladores - deputados estadual e federal -, O Canal da Lili trará entrevistas, a partir de 19 de agosto, com candidatos da cidade sede da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) que entrarem em contato com a revista digital, através do e-mail: ocanaldalili@gmail.com. Serão publicadas as entrevistas dos candidatos que respoderem o contato da direção da revista digital ou que tenham enviado e-mail ao site.



Em Piracicaba (SP), entidades de classe lançam, na quarta-feira (10), às 19h na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), campanha de conscientização sobre a importância do voto em candidatos do município à Câmara Federal e à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Veja mais nesta matéria.


Somente para a Câmara dos Deputados, são 513 cadeiras. As vagas são divididas por estados e pelo Distrito Federal, sendo definidas por lei complementar, de oito a 70, dependendo do tamanho da população local. Com uma população superior a 46 milhões de pessoas, segundo estimativa de 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado de São Paulo tem direito a 70 deputados federais.


Para se entender a importância da escolha de um deputado federal, assim como de um deputado estadual, primeiramente, que são eleitos a cada quatro anos, é preciso saber qual é o seu papel. Acompanhe:


Mas o que faz um deputado federal?

Conforme o estabelecido pela Constituição do Brasil, como representante do povo, o deputado federal tem duas atribuições principais: legislar e fiscalizar. Esse parlamentar pode propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes, incluindo a própria Constituição. Veja mais informações no site da Câmara dos Deputados.


E o que faz um deputado estadual?

Cabe ao deputado estadual criar e alterar as leis, fiscalizar a atuação do governador e representar a população na esfera estadual, ou seja, nas Assembleias Legislativas. O número de representantes varia conforme a unidade da federação. Em São Paulo, são 94 parlamentares eleitos, que atuam na Alesp. Confira mais detalhes no site da Alesp.


Imagem: Divulgação/Acipi

Campanha de conscientização

Três das principais entidades de classe de Piracicaba (SP) estão unidas na campanha de conscientização sobre a importância do voto em candidatos locais à Câmara Federal e à Alesp, nas eleições de 2 de outubro. A Acipi, a Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) e o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), com apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba), lançam nesta quarta-feira (10), às 19h no auditório da Acipi, a campanha “Piracicaba em primeiro lugar, pense nisso na hora de votar”. O evento será aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no site acipi.com.br.


O presidente da Acipi, Marcelo Cançado, lembra que o voto com consciência é necessário para que Piracicaba possa ter representantes da cidade na Alesp, quanto na Câmara de Deputados. “Com consciência cidadã, por meio do voto, poderemos ter um diálogo nas duas esferas: no Estado e em Brasília. É nosso dever enquanto entidades de classe mostrarmos à população piracicabana a importância de se votar em candidatos do nosso município, que, se eleitos, poderão representar Piracicaba nas duas esferas políticas. Além disso, essa campanha já é uma tradição. São mais de 20 anos trabalhando pela conscientização política apartidária”, aponta Cançado.


Para o presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, Piracicaba não pode ficar sem representantes nessas eleições. “A Coplacana e as demais entidades estão trabalhando para que os cidadãos votem de maneira consciente e em candidatos comprometidos com Piracicaba e região e, assim, possamos contar com representantes que atendam às necessidades locais”, pontua Bortoletto.


“O objetivo dessa campanha, que já aconteceu em eleições anteriores, é mostrar aos piracicabanos que a cidade só tem a ganhar quando amplia sua representatividade política nas várias esferas do poder”, explica Euclides Libardi, presidente do Simespi.


PIRACICABA

O portal divulgacandcontas.tse.jus.br (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é o canal que apresentará informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos.


SERVIÇO

Campanha: “Piracicaba em primeiro lugar. Pense nisso na hora de votar" - lançamento: quarta-feira (10), às 19h, na sede da Acipi, à rua do Rosário, 700, no Centro de Piracicaba. Inscrições: acipi.com.br. Realização: Acipi, Coplacana e Simespi. Apoio: CDL e Sincop.









Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page