O Canal da Lili terá enrevistas com candidatos a deputados da Região Metropolitana de Piracicaba
- O Canal da Lili
- 8 de ago. de 2022
- 3 min de leitura

Texto: Eliana Teixeira
No dia 2 de outubro deste ano, os eleitores irão às urnas para escolha de cinco cargos eletivos: presidente da República, 27 governadores estaduais (26 estados mais o Distrito Federal), senadores - três vagas para cada uma das 27 unidades federativas -, deputados federais e deputados estaduais. O 1º turno das eleições será no dia 2 de outubro e, se necessário, o 2º turno acontecerá em 31 de outubro. A ordem de votação na urna eletrônica será a seguinte: deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente. Visando a importância de se eleger legisladores - deputados estadual e federal -, O Canal da Lili trará entrevistas, a partir de 19 de agosto, com candidatos da cidade sede da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba) que entrarem em contato com a revista digital, através do e-mail: ocanaldalili@gmail.com. Serão publicadas as entrevistas dos candidatos que respoderem o contato da direção da revista digital ou que tenham enviado e-mail ao site.
Em Piracicaba (SP), entidades de classe lançam, na quarta-feira (10), às 19h na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), campanha de conscientização sobre a importância do voto em candidatos do município à Câmara Federal e à Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo). Veja mais nesta matéria.
Somente para a Câmara dos Deputados, são 513 cadeiras. As vagas são divididas por estados e pelo Distrito Federal, sendo definidas por lei complementar, de oito a 70, dependendo do tamanho da população local. Com uma população superior a 46 milhões de pessoas, segundo estimativa de 2021 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o Estado de São Paulo tem direito a 70 deputados federais.
Para se entender a importância da escolha de um deputado federal, assim como de um deputado estadual, primeiramente, que são eleitos a cada quatro anos, é preciso saber qual é o seu papel. Acompanhe:
Mas o que faz um deputado federal?
Conforme o estabelecido pela Constituição do Brasil, como representante do povo, o deputado federal tem duas atribuições principais: legislar e fiscalizar. Esse parlamentar pode propor novas leis e sugerir a alteração ou revogação das já existentes, incluindo a própria Constituição. Veja mais informações no site da Câmara dos Deputados.
E o que faz um deputado estadual?
Cabe ao deputado estadual criar e alterar as leis, fiscalizar a atuação do governador e representar a população na esfera estadual, ou seja, nas Assembleias Legislativas. O número de representantes varia conforme a unidade da federação. Em São Paulo, são 94 parlamentares eleitos, que atuam na Alesp. Confira mais detalhes no site da Alesp.

Campanha de conscientização
Três das principais entidades de classe de Piracicaba (SP) estão unidas na campanha de conscientização sobre a importância do voto em candidatos locais à Câmara Federal e à Alesp, nas eleições de 2 de outubro. A Acipi, a Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo) e o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras), com apoio da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) e Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba), lançam nesta quarta-feira (10), às 19h no auditório da Acipi, a campanha “Piracicaba em primeiro lugar, pense nisso na hora de votar”. O evento será aberto ao público e as inscrições devem ser feitas no site acipi.com.br.
O presidente da Acipi, Marcelo Cançado, lembra que o voto com consciência é necessário para que Piracicaba possa ter representantes da cidade na Alesp, quanto na Câmara de Deputados. “Com consciência cidadã, por meio do voto, poderemos ter um diálogo nas duas esferas: no Estado e em Brasília. É nosso dever enquanto entidades de classe mostrarmos à população piracicabana a importância de se votar em candidatos do nosso município, que, se eleitos, poderão representar Piracicaba nas duas esferas políticas. Além disso, essa campanha já é uma tradição. São mais de 20 anos trabalhando pela conscientização política apartidária”, aponta Cançado.
Para o presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, Piracicaba não pode ficar sem representantes nessas eleições. “A Coplacana e as demais entidades estão trabalhando para que os cidadãos votem de maneira consciente e em candidatos comprometidos com Piracicaba e região e, assim, possamos contar com representantes que atendam às necessidades locais”, pontua Bortoletto.
“O objetivo dessa campanha, que já aconteceu em eleições anteriores, é mostrar aos piracicabanos que a cidade só tem a ganhar quando amplia sua representatividade política nas várias esferas do poder”, explica Euclides Libardi, presidente do Simespi.
PIRACICABA
O portal divulgacandcontas.tse.jus.br (Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais), do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é o canal que apresentará informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro à Justiça Eleitoral e sobre as suas contas eleitorais e as dos partidos políticos.
SERVIÇO
Campanha: “Piracicaba em primeiro lugar. Pense nisso na hora de votar" - lançamento: quarta-feira (10), às 19h, na sede da Acipi, à rua do Rosário, 700, no Centro de Piracicaba. Inscrições: acipi.com.br. Realização: Acipi, Coplacana e Simespi. Apoio: CDL e Sincop.
댓글