• O Canal da Lili

Nutricionista ensina receitas juninas para uma celebração mais fit


Nutricionista funcional integrativa é possível aproveitar os bons nutrientes das comidas típicas da festa - Imagem: Freepik

A Festa Junina é uma das celebrações mais tradicionais do Brasil, e em todos os lugares, é sinônimo de muita comida! Canjica, milho verde, pipoca, pé de moleque... o cardápio junino é de dar água na boca, e é quase impossível resistir a tamanha tentação. No entanto, apesar de tudo ser muito gostoso, nem todos os pratos seguem uma linha saudável, mas para aqueles que querem manter uma alimentação equilibrada ou não querem sair da dieta, é possível fazer alterações sem passar vontade.


De acordo com a nutricionista funcional integrativa Luanna Caramalac, é preciso negociar e moderar a ingestão, sem exageros e sem sair da mesa com aquela sensação de ‘estar cheio’. “A dica que sempre dou é que se possível, faça escolhas melhores, evite alimentos com alta densidade energética, como frituras ou alimentos gordurosos. A melhor forma de aproveitar os bons nutrientes dos alimentos festivos sem extrapolar nas calorias é comer com moderação. O amendoim, por exemplo, é rico em vitamina C, potássio, magnésio, ferro e fibras, mas deve ser consumido sem passar da conta, já que uma porção de 100g possui cerca de 600 calorias.” Explica.



Outra dica da especialista, é que para a elaboração de doces, o ideal é reduzir a quantidade de açúcar, e de preferência utilizar açúcar mascavo, demerara ou eritritol. Outra dica, para preparações salgadas é investir em alimentos mais saudáveis como espiga de milho, churrasquinho, pipoca, sopa de abóbora com gengibre etc. E, para indivíduos com sensibilidade, intolerância à lactose ou alergia a leite de vaca, as receitas à base de leite podem ser substituídas por bebidas vegetais como castanha, arroz, coco, soja e amêndoas.


Agora, se você quiser fazer a sua Festa Junina em Casa, a nutricionista ensina quatro receitas funcionais que vão dar água na boca! os pratos são rápidos, práticos, saborosos e nutritivos e ainda fazem bem à saúde. Confira:


BOLO DE FUBÁ FUNCIONAL


Ingredientes:

- 1 xícara de chá́ de óleo de coco;

- 1 xícara de chá́ de farinha de amêndoas;

- 2 xícaras de eritritol;

- 2 xícaras de chá́ de fubá́;

- 1 colher de sopa de fermento químico;

- 3 ovos;


Modo de preparo: liquidifique tudo e coloque pra assar no forno pré aquecido (180-200graus) em uma forma untada com manteiga. Tempo médio de 30 minutos.


Sugestão: para uma receita ainda mais saborosa, Luanna indica adicionar raspas de limão siciliano ou laranja na massa antes de assar.


CURAU SABOROSO E NUTRITIVO


Ingredientes:

- 6 espigas de milho verde maduras;

- 500 ml de leite de coco ou amêndoas;

- ½ xícara de chá de açúcar demerara ou eritritol.⠀

Modo preparo: bata o milho com o leite no liquidificador. Após, esprema com a peneira na panela a massa do milho. Feito isso, mexa até́ o ponto de fervura.


Dica: Adicione canela por cima. Além das propriedades anti-inflamatórias, ela é termogênica, e melhora o sistema digestivo devido ao seu efeito antibacteriano, antiespasmódico.


PAMONHA ASSADA

Aproveitando o ‘bagaço’ que sobrou da receita do curau, a nutricionista indica essa receita deliciosa:


Ingredientes:

- ‘bagaço’ do curau;

- 1 colher de manteiga;

- 1 ovo;

- ½ colher de sopa de fermento químico;

- Queijo ralado a gosto.


Modo de preparo: Adicione ao ‘bagaço’ a manteiga, o ovo inteiro, fermento e o queijo ralado. Leve para assar por 30 minutos no forno a 180 graus e depois é só saborear! “Essa é uma receita fácil, rápida e super saborosa. A vantagem é que não se desperdiça nada. Além disso, o milho é super nutritivo, rico em antioxidantes. É também uma boa fonte de proteína, e por isso, contém todos os aminoácidos essenciais. E ainda tem as fibras, que promovem o bom funcionamento intestinal e ácido fólico”, destaca Luanna.


QUENTÃO FUNCIONAL


Ingredientes:

- 1 xícara (chá) de hibisco desidratado ou sachês;

- 2 colheres (sopa) de gengibre ralado;

- 2 maçãs picadas em cubos;

- 2 colheres (sopa) de açúcar de coco;

- Casca de meia laranja;

- Cravo-da-índia e canela em pau a gosto.


Modo de preparo:

Adicione todos os ingredientes em dois litros de água fervente e deixe na fervura por mais alguns minutos. Sirva em seguida.


Nutricionista funcional integrativa

Referência no País em nutrição funcional integrativa, Luanna Caramalac atua na prevenção tratamento de patologias como doenças autoimunes, depressão, infertilidade, compulsão alimentar, saúde intestinal, intolerância e alergias, bem como emagrecimento e na busca por uma rotina saudável. Luanna é fundadora do Instituto LCM, recém-inaugurado e localizado em Campo Grande (MS). O instituto oferece os mais diversos tratamentos, como ozonioterapia, procedimentos estéticos e protocolos de desintoxicação para promover a saúde do paciente, além dos planos alimentares.


Conhecida por levar saúde de forma humanizada e personalizada, a nutricionista prescreve estratégias alimentares sem radicalismos e extremismos para promover a seus pacientes uma relação prazerosa com a comida, com menos industrializados, e como ela mesmo diz, mais alimentos de verdade. Luanna é formada em Nutrição pela Uniderp (MS), em Modulação Intestinal pelo Portal Murilo Pereira e em Terapia Ortobiomolecular pelo método QuantumBio. É pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP (Centro de Nutrição Funcional), em Adequação Nutricional e Manutenção da Homeostase pela Academia Lair Ribeiro e está cursando atualmente mais uma pós-graduação em Nutrição Comportamental pela IPGS e fitoterapia.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon