top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Novas tecnologias ajudam mulheres com mais de 50 anos a se manterem em forma e com saúde


A plataforma Saúde Diária possui cerca de 18 mil cadastros, sendo a maior parte mulheres e com mais de 50 - Foto: Ilustrativa/Freepik

As novas tecnologias têm ajudado o público feminino com mais de 50 anos a se manter em forma e com saúde. Já bem adaptadas ao uso de aplicativos e demais inovações, mulheres nesta faixa etária têm buscado cada vez mais recursos on-line que lhes permitam praticar atividades físicas com regularidade, segurança e no conforto do próprio lar.


Para se ter uma ideia da relevância desse tipo de tecnologia, o mercado global de aplicativos de saúde para mulheres foi avaliado em US $3,2 bilhões em 2022 e deve crescer anualmente cerca de 19% de 2023 a 2030, de acordo com dados do relatório Grand View Research. Por isso, o mercado está apostando cada vez mais em inovações para atender diversas necessidades femininas.



A plataforma Saúde Diária, criada pelo profissional de educação física e influenciador paranaense Aurélio Alfieri, é um exemplo de que a tendência é forte e veio para ficar. Com programas completos de exercício que podem ser feitos a qualquer hora do dia e em qualquer lugar, ela reúne atualmente cerca de 18 mil pessoas cadastradas, sendo a grande maioria delas mulheres e com mais de 50.


“A tecnologia desempenha um papel crucial em ajudar as mulheres a manter uma rotina regular de exercícios. A Saúde Diária, por exemplo, oferece exercícios fáceis, sem impacto e rápidos. São atividades específicas para quem tem mais de 50 anos, ajudando a combater a flacidez, contribuindo com o fortalecimento dos músculos, melhorando a flexibilidade e reduzindo dores, especialmente nas articulações”, conta Aurélio Alfieri.


Mesmo que à distância, a plataforma também permite que as participantes interajam entre si, superando barreiras geográficas. Segundo o educador físico, as mulheres que utilizam a Saúde Diária para obter maior qualidade de vida acabam se tornando aliadas, interagindo entre si e motivando umas às outras a seguir em frente com suas rotinas de exercícios. “O suporte técnico e os encontros ao vivo com especialistas também são recursos valiosos que auxiliam as usuárias a esclarecer dúvidas e se manter motivadas”.


Aurélio Alfieri, profissional de Educação Física, criador do aplicativo Saúde Diária - Foto: Divulgação

Após os 50 anos, adotar uma rotina diária de exercícios físicos ajuda a viver mais e melhor, contribuindo tanto com a saúde física quanto com a saúde mental. Entre os principais benefícios das atividades estão a perda de peso, a melhora na condição cardiovascular, o aumento da disposição e o desenvolvimento de uma maior autoestima. A frequência ideal de realização de exercícios varia de acordo com cada indivíduo. Porém, a Saúde Diária sugere que, com apenas dez minutos ao dia, já é possível obter resultados significativos.


“A plataforma oferece tanto sequências de atividades com durabilidade pequena quanto aulas completas de trinta minutos que são seguras, eficientes e divertidas. Também há aulas ao vivo que são realizadas quatro vezes por semana, podendo ser assistidas em tempo real ou gravadas, conforme a conveniência da usuária”, diz. “Para quem tem mais de 50 anos, são recomendados exercícios que sejam fáceis e sem impacto, evitando sobrecarga nas articulações”.


Entre os exemplos de atividades ideais, Aurélio cita exercícios com bastão, caminhadas, abdominais, treinos com peso, agachamentos e ações que podem ser feitas de forma repetida e com simplicidade, como por exemplo sentar e levantar de uma cadeira. “Mesmo depois dos 50 anos, o organismo responde de forma muito eficaz aos estímulos proporcionados pelos exercícios físicos, que tornam todas as estruturas, órgãos e sistemas muito mais fortes e resistentes. Em qualquer idade, praticar atividade física é uma ótima opção. Nunca é tarde para começar e se manter em atividade”.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page