• O Canal da Lili

NIVEA e Pretahub promovem Afrolab Toque Que Transforma, mentoria ao afroempreendedorismo


Iniciativa especial oferece curso para apoiar e promover pequenos negócios voltados ao bem-estar, cuidado e autocuidado - Imagem: Divulgação

NIVEA, marca nº 1 de cuidados com a pele, segue a sua jornada de propósito O Toque que Transforma e Inspira Conexões com mais um projeto com a Pretahub, hub de aceleração de negócios pretos. Com o objetivo de promover transformação social, o programa de mentoria Afrolab, responsável por impulsionar o afroempreendedorismo no Brasil, está com uma edição especial focada nos negócios que buscam o bem-estar, cuidado e autocuidado das pessoas e das comunidades negras, indígenas e LGBTQIA+. O Afrolab Toque Que Transforma oferece conhecimento e capacitação com foco em inovação e inventividade para 400 empreendedores negros, indígenas e LGBTQIA+, dividido em quatro ciclos (de setembro a dezembro).


Patrocinadora da iniciativa, NIVEA tem em seu propósito de marca, O Toque que Transforma e Inspira Conexões, que foi inspiração para o nome do projeto especial, o desejo de promover uma transformação na sociedade, levando o toque em forma de apoio a projetos sociais para comunidades que precisam de cuidado. Assim, organizações parceiras, como a Pretahub, desempenham papel de amplificadoras do toque humano e potencializam a capacidade que têm de levar esse cuidado adiante aos públicos prioritários da jornada da marca, entre eles, mulheres negras. "Estamos felizes em iniciar mais este projeto com a Pretahub. Temos certeza de que o Afrolab irá desenvolver a criatividade, fortalecer os negócios de muitas empreendedoras negras e transformar vidas", comenta Andréa Bó, diretora de Marketing da NIVEA.


A idealizadora do projeto, fundadora da Feira Preta e CEO da PretaHub, Adriana Barbosa, destaca a importância desta edição para alavancar pequenos negócios. "O Afrolab já nos possibilitou atravessar fronteiras, capacitando empreendedores em diversos estados do Brasil e na Bolívia, África do Sul e Colômbia. Agora, de maneira cirúrgica e assertiva, desdobramos o programa para beneficiar diretamente pequenos negócios focados no bem-estar, cuidado e autocuidado das pessoas e das comunidades", ressalta.


O projeto multiplataforma é uma correalização do Instituto Feira Preta e da PretaHub com NIVEA e com as organizações Compre De Uma Mãe Preta, Instituto Afrolatinas, Instituto Afro Amparo e Saúde e Preta Comprando de Preta. Ainda, conta com o fortalecimento institucional dos Institutos Alok e ACP, da Fundação Tide Setubal, e da PepsiCo e a PepsiCo Foundation, além do apoio do Mercado Livre e do Facebook na produção de conteúdos.


Pequenos negócios

O Afrolab Toque que Transforma terá quatro ciclos, de setembro até o fim do ano, com módulos de aprendizado e convidados, visando abranger temas e áreas diversas do empreendedorismo. No módulo Imersão Criativa, as convidadas são a ativista antirracista e pela vida das mulheres, mestre em Ciências da Educação pela Universidad de Monterrey (México), Danielle Almeida, e a cientista social, mestranda em Filosofia pela UFRJ, educadora menstrual e consultora em Educação e Saúde Sexual, Caroline Amanda; no módulo Bora Prototipar, a CEO do Instituto Feira Preta, formada em gestão de eventos com especialização em gestão cultural pelo Centro de Estudos Latino-Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da ECA/USP, Adriana Barbosa; no módulo Marketing Digital de Ideias, três treinadoras de Marketing Digital do Facebook, Mayara Xavier, Bruna Mahncke e Custódia Nascimento; também no módulo Marketing Digital de Ideias, o publicitário de formação e supervisor de sustentabilidade do Mercado Livre, Filipe de Figueiredo Oliveira.


O primeiro ciclo, em parceria com a organização Compre de uma Mãe Preta, começou no dia 17 de setembro e as atividades acontecem durante sete dias, desenvolvendo diferentes temáticas para o fortalecimento das capacidades empreendedoras na criação, produção, distribuição e consumo de produtos e serviços de empreendedores do bem-estar, cuidado e autocuidado.


Sobre a NIVEA

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 110 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes. A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida "latinha azul". A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele. Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca. 


Sobre a PretaHub

PretaHub é uma aceleradora do empreendedorismo negro no Brasil. Um hub de criatividade, inventividade e tendências pretas. É uma evolução da experiência de 18 anos da Feira Preta, maior evento de cultura e economia negra da América Latina que, em 2018, atingiu sua maioridade. Mais informações: www.pretahub.com .


Sobre a Feira Preta

Criada pela empreendedora Adriana Barbosa, a Feira Preta é o maior espelho vivo das tendências afro-contemporâneas do mercado e das artes da América Latina, além de ser o espaço ideal para valorizar iniciativas afro-empreendedoras de diversos segmentos.

  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon