top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Município de Rio Claro (SP) recebe inscrições para curso de braile até o dia 19/04


Inscrições serão recebidas até o próximo dia 19 de abril - Foto: Divulgação

O município de Rio Claro (SP) está com inscrições abertas para curso de braile. O curso é aberto para pessoas com deficiência visual, alfabetizadas, que querem aprender braile, que é o sistema de pontos em relevo utilizado por pessoas cegas para ler e escrever.


“O braile é fundamental para nós, deficientes visuais, pois apesar das tecnologias já implementadas ele é insubstituível e deve ser divulgado e disponibilizado a todos”, afirma Paulo Meyer, assessor dos Direitos da Pessoa com Deficiência.


O sistema braile é considerado obra magistral do francês Louis Braille e sua versão mais conhecida data de 1837. O sistema, que abriu as portas do conhecimento e da cultura para as pessoas com deficiência visual, já tem quase 200 anos. E as pessoas interessadas em fazer o curso em Rio Claro devem fazer inscrição pelo WhatsApp (19) 98911-8607, até o próximo dia 19 de abril. As vagas são limitadas.





Na segunda-feira (8), na Biblioteca do Centro Cultural Roberto Palmari, foi realizado um bate papo sobre a importância do braile. Além de alunos do curso de braile oferecido pela prefeitura, também participaram as professoras Sabrina Pereira e Marly Milanese, e Paulo Meyer.


Sabrina Pereira explicou que “o dia 8 de abril marca a data de nascimento de José Alvares de Azevedo, primeiro professor cego do Brasil, que trouxe da França, ensinou e divulgou o sistema de leitura e escrita usado, atualmente, por milhões de pessoas cegas e com deficiência visual em todo o mundo”.


Paulo Meyer lembrou que a data propõe uma reflexão sobre os desafios enfrentados pelas pessoas cegas e a importância de continuar a produzir obras em relevo, para proporcionar-lhes iguais oportunidades de ler e aprender.

Comments


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page