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Monte Verde, em Minas Gerais, completa 10 dias sem registrar novos casos de Covid-19


Em março, devido à pandemia, distrito teve que paralisar turismo e comércio não essencial - Imagem: Divulgação

Mesmo com o aumento no fluxo de turistas no último mês, o distrito de Monte Verde, na cidade de Camanducaia (MG), está desde o dia 2 de agosto sem registrar nenhum novo caso de Covid-19, o que mostra a eficácia das medidas adotadas para evitar o contágio do coronavírus.


"Esse resultado comprova que tomamos as melhores decisões para termos uma retomada consciente do turismo aqui em Monte Verde, com o aumento no rigor das medidas sanitárias e a adoção de novos procedimentos, sempre pensando na saúde de todos. Com isso, conseguimos ter de volta o turismo na região e, ao mesmo tempo, garantir a segurança de todos", afirma Rebecca Wagner, presidente da Move (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região).


Diante dos números positivos e do aumento da vacinação, a Prefeitura de Camanducaia ampliou, no fim de julho, a taxa de ocupação de hotéis e pousadas para 80%, além de liberar a permanência de até cinco pessoas por mesa nos restaurantes e bares. A decisão atendeu a um pedido feito pela Move.


Após prejuízo estimado de R$ 15 milhões devido às restrições impostas pela onda roxa no início deste ano, o distrito de Monte Verde reabriu para o turismo consciente em abril, adotando uma série de medidas para evitar aglomerações, como, por exemplo, a redução da capacidade de ocupação em estabelecimentos e o controle da entrada de turistas por meio de barreiras sanitárias. Além disso, há um rigoroso controle para que as restrições impostas sejam respeitadas por todos.


SOBRE A MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a Move (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com 140 associados, a Move apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.

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