O Ministério da Saúde atendeu a pedido feito pela deputada estadual Professora Bebel (PT) e renovará a frota do Samu no município de Piracicaba (SP), que é composta por sete ambulâncias. O pedido foi feito pela deputada em ofício dirigido à ministra da Saúde, Nísia Trindade, atendendo pedido da coordenadora administrativa do Samu em Piracicaba, Cristina Conolesi, que apontou para a necessidade de novos veículos para compor a frota municipal.
A previsão é de que os novos veículos para o Samu sejam entregues em abril, garantindo, assim, a troca dos veículos que estão bastante rodados. De acordo com informações prestadas pela coordenadora administrativa do Samu em Piracicaba, a última troca dos veículos foi realizada em 2017.
Bebel ficou sensibilizada com o pedido feito, uma vez que o bom funcionamento do Samu é essencial para ajudar salvar vidas. “Fui informada de que ambulâncias do Samu de Piracicaba contam com uma alta quilometragem, em função de rodarem 24 horas por dia. Diante disso, encaminhei ofício e fiz gestões com o governo federal do presidente Lula que entendeu a necessidade de substituição das ambulâncias”, destaca Bebel.
A parlamentar piracicabana, principal liderança do Partido dos Trabalhadores na região, destaca que o Samu é um serviço, inclusive, que foi criado na primeira gestão do presidente Lula e que sempre foi prestado com muita eficiência.
Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Samu - Serviços de Atendimento Móvel de Urgência, e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial do governo Lula, nº º 5.055, de 27 de abril de 2004. Em Piracicaba, o Samu está localizado na avenida Dr. Paulo de Moraes, 2000.
Comments