top of page
  • Foto do escritorO Canal da Lili

Mercadão de São Paulo celebra a África na 9ª edição do Festival de Gastronomia e Cultura


FGC reúne gastronomia e cultura no Mercadão de São Paulo - Foto: Divulgação/Mercadão de SP

A 9ª edição do FGC - Festival de Gastronomia e Cultura do Mercado Municipal Paulistano de São Paulo, o Mercadão, vai homenagear não um país, mas um continente inteiro. No próximo fim de semana, dias 11 e 12 de novembro, das 10h às 16h, será possível experimentar e conhecer comidas típicas, artesanatos e muitas atrações turísticas da África, de países como Congo, Angola, Somália, Nigéria, Quênia e África do Sul.


Na gastronomia, os destaques vão para os pratos veganos e vegetarianos da Congolinaria, os pratos da cozinha ancestral da chef Dani Pimenta, como o pudim de dendê e a moamba de galinha, o abará do Ojo bahiano, e os bolos pufpuf e a cocada da Marcia Doces. Para beber, os visitantes podem conhecer o suco de Sobolo (hibisco com abacaxi e gengibre), suco Tangawisi (gengribre, abacaxi e limão) e o Suco Bissap (flor de hibísco com manga). Nas atrações artísticas, destaque para as apresentações de Capoeira e ativação gastronômica do Centro Cultural Casa de Angola, com uma demonstração de um prato típico Calulu à moda da Angola (peixe, carne seca, mufete e feijão com óleo de dendê).



Para quem mora na capital paulista, é uma oportunidade de aproveitar o que de melhor a cidade oferece. Para quem é de fora, é a chance de conhecer ou se reencontrar com uma das principais atrações turísticas da cidade. O FGC é realizado pela Mercado SP, concessionária que administra o Mercadão e o Mercado Kinjo Yamato, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e, nesta edição, recebe apoio da Instituição Afroturismo e Centro Cultural Casa de Angola.


SERVIÇO

Festival de Gastronomia e Cultura – Edição África. Data: 11 e 12 de novembro, das 10 às 16h. Local: Mercado Municipal Paulistano - Mercadão, à rua da Cantareira, 306, no Centro Histórico de São Paulo. Entrada gratuita

Sobre o Festival de Gastronomia e Cultura (FGC)

O FGC é uma iniciativa da Mercado SP SPE S.A., concessionária que administra o Mercado Municipal Paulistano e o Mercado Kinjo Yamato. O evento é gratuito e aberto ao público, e acontece todos os meses (em um fim de semana), das 10h às 16h, no espaço de eventos do Mercadão. A ação faz parte de uma série de eventos gastronômicos e culturais programados para 2023 no Mercado Municipal Paulistano. O projeto inovador conta com a participação de 20 países, que serão homenageados ao longo do ano dentro do Mercadão. O evento acontece em parceria com consulados e embaixadas para a curadoria dos chefs, além de artistas e expositores.

Sobre a Mercado SP SPE S.A

Desde 2021, a Mercado SP SPE S.A - Mercado SP é a concessionária responsável pela administração do Mercado Municipal Paulistano (Mercadão) e do Mercado Kinjo Yamato pelo prazo de 25 anos. A concessão envolve a operação, manutenção, reforma, restauro e exploração de ambos os mercados, com a missão de revitalizar os espaços, os mais importantes pontos turísticos da cidade de São Paulo, oferecendo uma experiência única em gastronomia, cultura e história, a partir de uma gestão eficiente, transparente, inovadora e ética, com resultados sustentáveis.

Sobre o Mercado Municipal Paulistano (Mercadão)

Inaugurado em 25 de janeiro de 1933, dia e mês do aniversário da cidade de São Paulo, o Mercado Municipal Paulistano foi projetado pelo arquiteto Felisberto Ranzini, do escritório de arquitetura de Ramos de Azevedo e se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade e um entreposto comercial importante para o centro histórico expandido da capital paulista, que atrai visitantes do Brasil e do mundo. Em 2004, o prédio foi tombado pelo patrimônio histórico. Desde 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é tornar o Mercadão a maior experiência gastronômica do mundo.

Sobre o Mercado Municipal Kinjo Yamato

Inaugurado em 1936, quando ainda era chamado de Mercado Municipal da Cantareira, passou a se chamar Kinjo Yamato em homenagem a um dos pioneiros da imigração japonesa no Brasil, na celebração dos 80 anos da chegada dos nipônicos ao país, em 1988. Desde setembro de 2021 sob concessão da Mercado SP SPE, o objetivo é reapresentar o Kinjo Yamato, o hortifruti mais charmoso da cidade. Localizado no centro histórico expandido de São Paulo, o Kinjo Yamato é um dos primeiros mercados públicos da cidade, concebido como um espaço especializado em hortifruti, inicialmente a céu aberto. Ainda nos anos 1930, recebeu, como doação, uma cobertura metálica vinda da Escócia que seria utilizada em uma estação de trem do Anhangabaú. A cobertura foi tombada pelo patrimônio histórico.

Kommentarer


  • Facebook Clean
  • Instagram Clean
  • White YouTube Icon
bottom of page